Ciclista infrator pode ser multado e ter o veículo apreendido
sex, 25 de abril de 2014 01:39
Ciclistas no passeio e na contramão flagrados pela reportagem na rua Coromandel. Foto: Gazeta do Triângulo
DA REDAÇÃO – Embora não seja necessário frequentar um curso de preparação e fazer um exame para se habilitar a andar de bicicleta pelas ruas e rodovias do município, o modo como os ciclistas deveriam se comportar também é observado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A lei é clara: o ciclista não pode andar na calçada a não ser desmontado. Também não deve trafegar pela contramão de direção. Além da apreensão do veículo, o condutor estará sujeito a aplicação de multa.
Contudo, muitos ciclistas desconhecem ou ignoram o Código de Trânsito Brasileiro. Para eles, as regras valem somente para carros, motos, caminhões e outros, como se não utilizassem as vias públicas, podendo causar ou sofrer acidentes, muitas vezes trágicos.
Nas ruas Coromandel e Joaquim Barbosa, no bairro Amorim, trafegar pelas calçadas e na contramão é uma “festa”, principalmente nos horários do almoço e à tarde. Motoristas precisam ser verdadeiros artistas para se livrarem das armadilhas do dia a dia.
“Aqui na rua Joaquim Barbosa toda hora tem bicicleta na contramão. Como o espaço da via é reduzido, os acidentes são inevitáveis em alguns casos. Até a Polícia Militar cruza com ciclistas descendo a rua”, contou um lojista à Gazeta do Triângulo.
Na região Central de Araguari a situação não é diferente, inclusive nas ruas Rui Barbosa, Marciano Santos, Afonso Pena e Rodolfo Paixão. Porém, a fiscalização é falha nesse sentido. A reportagem flagrou inúmeras cenas da imprudência de condutores de bicicletas.
Transitar do lado direito e no sentido da via (nunca na contramão), andar pelas calçadas, respeitar os semáforos e todas as outras regras de trânsito, tudo isso consta dos deveres do ciclista quando circular pelas ruas e avenidas. Aquele que não respeitar isso pode, sim, ser multado e ter a bicicleta apreendida.
O caso foi levado ao conhecimento do Comando da Polícia Militar, que prometeu tomar as devidas providências. Antes, no entanto, a situação será comunicada à secretaria de Trânsito e Transportes do Município.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ qua, 24 de junho de 2026
- Chuva forte pode atingir diversas regiões de Minas Gerais nesta quarta-feira qua, 24 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 24 DE JUNHO qua, 24 de junho de 2026
- Imepac abre inscrições para vestibular agendado online 2026.2 com oito cursos de graduação qua, 24 de junho de 2026
- FanFest Araguari recebe transmissão de Brasil x Escócia nesta quarta-feira (24) qua, 24 de junho de 2026
- Romaria: drogas são apreendidas durante abordagem da Polícia Rodoviária Estadual qua, 24 de junho de 2026
- Duplicação da BR-365: administradora da rodovia consegue licença ambiental qua, 24 de junho de 2026
- Abadia dos Dourados avança na coleta seletiva e mobiliza população por cidade mais sustentável qua, 24 de junho de 2026
- 21ª Despoluição do Rio Paranaíba reúne cerca de 1.000 participantes e retira quase 2 toneladas de resíduos qua, 24 de junho de 2026
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
bem tipico de Araguari mesmo né?? deviam multar os carroceiros que sao malucos no transito, maltratam os cavalos…
A cidade merecia coisa melhor. Deviam estar fazendo algo util para o progresso de nossa cidade. Isso é atrazo.
Concordo com a lei e o que estão querendo para nossa cidade, sou ciclista em Araguari por 10 anos. Para poder haver apreensão de bicicletas em nossa cidade, a secretaria de transito de Araguari, ” deverá ” observa as vias mais movimenta e que os veículos andam em alta velocidade para ” criar ciclofaixas “. Contudo assim teria plenas condições de haver a apreensão das magrelas. Obs. a parte central da cidade não existe condições de criar ciclofaixa, nosso queridos comerciantes ocupa todas as vagas de estacionamento, onde está precária as vagas de estacionamento, a nossa secretaria de transito e transporte, poderia fazer uma divulgação aos nossos comerciantes, para que, os que poderem irem trabalhar de bicicletas, todos estamos sofrendo com o transito caótico de que Araguari vive hoje. Segue uma sugestão para matéria, lembrando que porta de escolas também e horrível na entradas e saídas. ” colegio Estadual e Nacional são as piores escolas onde pais e alunos não respeita as Leis de transitos “.