Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Testagem rápida aponta suspeita de coronavírus no presídio de Araguari

ter, 2 de junho de 2020 01:21

Da Redação

 

Policiais penais em Araguari apresentam resultado positivo para Covid-19 em testagem rápida na unidade

Policiais penais em Araguari apresentam resultado positivo para Covid-19 em testagem rápida na unidade

Pelo menos sete policiais penais em Araguari teriam apresentado diagnostico positivo para a Covid-19, segundo testagem rápida realizada por enfermeiros na última semana, no interior da unidade. Todos os servidores do presídio local foram submetidos ao teste.

No entanto, os sete suspeitos de estarem contaminados foram submetidos também a exames em laboratórios particulares, e o resultado de três deles teria apontado como negativo. Os demais ainda aguardam o resultado.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) informou que várias medidas foram tomadas para evitar a disseminação da Covid-19 no ambiente prisional do Estado, como a suspensão de visitas e a criação de unidades porta de entrada para que os presos recém-admitidos cumpram o período de quarentena. Não há informação se houve testagem nos quase 400 detentos do estabelecimento prisional em Araguari.

O Sindicato de Segurança Penitenciária de Minas (Sindasp), informou em nota que vem cobrando do governo o cumprimento de todas as medidas de segurança frente à pandemia e a realização de testes para os profissionais do sistema prisional que estão expostos à Covid-19.

FIQUE DE OLHO

Conforme a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, testes rápidos positivos indicam que a pessoa teve contato recente com o vírus (IgM) ou que já teve Covid-19 e está se recuperando ou já se recuperou (IgG), uma vez que indicam a presença de anticorpos (defesas do organismo).

No entanto, os anticorpos só aparecem em quantidades detectáveis, nos testes, pelo menos oito dias depois da infecção. Ainda assim, o teste pode ser positivo indicando que o paciente teve contato com outros coronavírus e não com o Sars-CoV-2 / Covid-19 (falso positivo).

Assim sendo, esse teste isolado não serve para diagnosticar (confirmar ou descartar) infecção por Covid-19. O diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus deve ser feito por testes de RT-PCR.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: