Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Quarta etapa da vacinação contra a gripe é voltada para professores e adultos de 55 a 59 anos de idade

ter, 19 de maio de 2020 12:35

Da Redação

 

 Com intuito de evitar aglomerações, para se vacinar é necessário o agendamento antes de procurar uma das Unidades de Saúde

Com intuito de evitar aglomerações, para se vacinar é necessário o agendamento antes de procurar uma das Unidades de Saúde

Começou nesta segunda-feira, 18, a última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que pretende imunizar até o dia 5 de junho mais 36,1 milhões de pessoas, número que corresponde a 90% do público-alvo que são os professores de escolas públicas e privadas, além de adultos de 55 a 59 anos de idade. De acordo com o balanço mais atualizado do Ministério da Saúde, 60,5% do grupo prioritário tinham sido vacinados contra a influenza nas duas primeiras fases da campanha, o que corresponde a um total de 39,6 milhões de doses da vacina aplicadas.

Em Araguari, todas as unidades de saúde estão preparadas para vacinar os pacientes, mas para isso, é necessário fazer o agendamento para evitar a aglomeração de pessoas nas dependências e proximidades dos referidos locais. De acordo com o secretário de Saúde, Guilherme Afonso, também é necessário levar a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto.

As unidades estão realizando atendimento das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Diante do questionamento de muitas pessoas a respeito da possibilidade de a vacina imunizar contra o novo coronavírus, o secretário ressaltou que a mesma não possui essa finalidade, além disso, as pessoas que estiverem com qualquer sintoma de resfriado ou gripe devem ficar atentas e não se imunizar. “Ressaltamos que a vacina é contra a gripe e que para o coronavírus não há vacina ainda. Estamos vivendo um momento difícil e é necessário que as pessoas se vacinem contra a gripe, para assim evitarmos o risco de um surto da doença no município.”

A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A Síndrome Gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum.

Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é obrigatória a notificação às autoridades de saúde. Em 2020, o Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar esta campanha com um mês de antecedência, que historicamente acontecia em abril, pelo momento que o mundo passa no combate ao coronavírus, assim, pretende-se proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. “Por isso é importante ressaltar para a população que, durante a pandemia de uma doença respiratória, é o momento de nos imunizarmos protegendo a todos.”

Previna-se:

– lave bem as mãos com água e sabão;

– beba bastante água. Manter as vias respiratórias bem hidratadas dificulta a entrada de vírus e bactérias;

– evite locais com muitas pessoas e com pouca circulação de ar;

– mantenha a janela do ônibus/carro sempre aberta, mesmo em dias mais frios;

– sempre descarte os lenços de papel no lixo;

– ao tossir ou espirrar, use a parte interna do braço, na área superior das mangas da roupa;

– evite compartilhar alimentos, copos, talheres, toalhas e outros objetos de uso pessoal;

– crianças menores de seis meses, que ainda não receberam todas as vacinas, não devem ser expostas onde haja aglomeração de pessoas, como shoppings e transporte público;

– não tome medicamentos sem orientação médica.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: