Escolas municipais farão entrega de material didático impresso
sex, 15 de maio de 2020 10:41Da Redação
Diante da suspensão das atividades escolares devido à pandemia do novo coronavírus, algumas alternativas tiveram que ser colocadas em prática. O objetivo das novas medidas é auxiliar no aprendizado escolar das crianças e jovens, neste período em que o distanciamento social deve ser preservado como meio de combate e prevenção à disseminação da covid-19.
Tendo em vista que as aulas presenciais permanecem suspensas por tempo indeterminado, a prefeitura através da secretaria de Educação, buscou alguns recursos para dar continuidade no processo de desenvolvimento cognitivo e proporcionar a retomada de parte das atividades educacionais mesmo que à distância. Em um primeiro momento, a ação foi executada através do lançamento da plataforma digital “Recordando Saberes”.
Direcionada aos alunos, familiares, educadores e comunidade em geral, a plataforma oferece conteúdo das disciplinas de português, matemática e educação especial, além de peças de teatro, histórias contadas, jogos educativos, entre outros. Portanto, considerando que boa parte dos alunos dos Centros Educacionais Municipais (CEM’s) e Centros Educacionais Municipais Infantis (CMEI’s), não possuem acesso à internet, a secretaria de Educação percebeu a necessidade de oferecer esse conteúdo extra de outra maneira.
Neste sentido, na próxima segunda-feira, 18, os CEM’s e CMEI’s farão a distribuição do material impresso para os alunos de todos os períodos nas respectivas escolas. A entrega das apostilas acontecerá durante o funcionamento normal das instituições, entretanto, foram estipulados horários específicos para cada ano de escolaridade. Os colégios ainda foram instruídos a colocarem cartazes contendo informações sobre os horários e datas na entrada de cada um, para orientar os pais quanto a essa distribuição. Outra forma de divulgação também utilizada são as páginas de cada escola no Facebook. Os professores ainda têm se beneficiado do contato com os alunos através do WhatsApp para fazerem todas as orientações.
Conforme a secretária de Educação, Cristiane Nery, os conteúdos presentes nestas atividades foram baseados na proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC). Em entrevista, ela ainda afirmou que esses exercícios são apenas complementares e não têm cunho de cumprirem carga horária eletiva, pois, a Secretaria ainda não possui a homologação do parecer do Conselho Nacional de Educação para validar tais ações como reposição das aulas.
Cristiane Nery também explicou que essas apostilas que serão distribuídas são baseadas nas atividades disponibilizadas na plataforma online durante as duas primeiras semanas de funcionamento. O material será entregue de 15 em 15 dias e, “na próxima quinzena estaremos enviando a terceira e quarta semana de atividades da plataforma. Muitas vezes alguns alunos não tem acesso à plataforma ou não conseguem imprimir o material para desenvolver as atividades. Então, nessa perspectiva de alcançar a todos, estamos imprimindo e vamos entregar nas escolas para os pais que tiverem interesse.”
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025 seg, 23 de dezembro de 2024
- Setor vitivinícola reforça o “brinde legal” em combate ao mercado ilegal de vinhos e espumantes seg, 23 de dezembro de 2024
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...