Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Município confirma 18 casos do novo coronavírus e investiga um óbito

ter, 12 de maio de 2020 16:37

Da Redação

Aumentou para 18 o número de pacientes diagnosticados com covid-19 em Araguari

Aumentou para 18 o número de pacientes diagnosticados com covid-19 em Araguari

Araguari tem cinco novos casos de covid-19, totalizando 18 confirmações, segundo o boletim municipal divulgado nesta segunda-feira, 11. No sábado, 9, a secretaria municipal de Saúde informou que duas pacientes do sexo feminino, sendo uma de 28 anos e outra de 52, tiveram diagnóstico positivo para a doença. Ambas não pertencem ao grupo de risco. No domingo, 10, outro caso foi notificado. Desta vez, um paciente do sexo masculino, com 89 anos que faz parte do grupo de risco, uma vez que possui comorbidades.

De acordo com a pasta municipal, o homem é residente em Cascalho Rico, porém foi atendido em Araguari.  Na tarde de ontem, houve mais duas confirmações, sendo pacientes do sexo feminino, com 23 e 53 anos. Ambas também não pertencem ao grupo de risco. Os novos casos estão sendo acompanhados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica; o estado de saúde dessas pessoas é estável e se encontram em isolamento domiciliar. Um óbito também continua em investigação na cidade, além disso, o boletim epidemiológico estadual publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), aponta para 369 notificações e 325 suspeitos em Araguari.

Os dados tiveram uma diminuição em comparação aos últimos informativos, no entanto, os novos casos confirmados ainda não constam no banco de dados da SES. A covid-19 é um dos mais importantes quadros de internação provocada pela síndrome respiratória aguda grave (SRAG), quando há comprometimento da respiração e somente com exames é possível comprovar que a causa da síndrome seja o novo coronavírus. Para auxiliar neste trabalho, o município recebeu mais 2.500 testes rápidos sorológicos para diagnóstico da doença nesta final de semana.

Prefeitura de Araguari recebeu mais 2.500 testes rápidos da Covid-19

Prefeitura de Araguari recebeu mais 2.500 testes rápidos da Covid-19

O restante do pedido feito pelo município deve chegar nesta semana, totalizando cinco mil testes. O secretário de Saúde, Guilherme Afonso, afirmou que os testes utilizam amostras de sangue e o resultado pode ser verificado em até 20 minutos. “Essa aquisição visa ampliar a quantidade de testes, que é fundamental nesse momento. Aqueles locais que ampliaram os testes conseguiram alcançar resultados melhores no enfrentamento ao coronavírus, ” disse secretário.

O material começou a ser utilizado imediatamente e, inicialmente, os testes serão aplicados em profissionais da área da saúde e de segurança pública, pois fazem parte dos grupos mais expostos à transmissão do coronavírus, seguindo os critérios e orientações do Ministério da Saúde. Conforme verificou a reportagem, o levantamento de casos disponibilizado pelo Estado também mostra um aumento em toda a região. No Triângulo Mineiro, por exemplo, Uberlândia se destaca. No município dez moradores, morreram em decorrência da doença.

O número de casos confirmados na cidade é o terceiro mais alto do Estado, com 236 pessoas até o momento.  Em segundo está Juiz de Fora, na Zona da Mata que registrou 307 casos confirmados de coronavírus, e 13 mortes causadas pela covid-19. No primeiro lugar da lista, figura a capital mineira –  Belo Horizonte, que é a cidade com a maior quantidade de casos suspeitos e confirmados em Minas Gerais – são 953 pessoas com coronavírus e, segundo o órgão estadual, o município concentra mais de 34 mil dos cem mil casos que estão sob investigação no momento. Vinte e seis moradores da capital morreram em decorrência do coronavírus.

Transcorridos mais de dois meses desde o surgimento de um caso de coronavírus em Minas Gerais, o Estado ultrapassou a marca de cem mil casos suspeitos da doença que são aqueles pacientes com quadro respiratório agudo e ainda sem diagnóstico. Em todo o Estado são 3.320 mineiros infectados pela covid-19, sendo que 121 deles morreram após contrair o vírus. Até o Dia das Mães, segundo o relatório, apenas 12.872 tinham sido submetidos aos exames. A nova previsão para o pico da pandemia de coronavírus em Minas Gerais continua sendo adiada: agora, o governo do Estado entende que ele será no dia 8 de junho — a última estimativa era para dois dias antes, no dia 6 de junho. As datas são ajustadas semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: