Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Município contabiliza 14 casos confirmados do novo coronavírus e investiga óbitos

sáb, 9 de maio de 2020 11:57

Da Redação

- Araguari está entre as 217 cidades mineiras que possuem casos confirmados de covid-19

 Araguari está entre as 217 cidades mineiras que possuem casos confirmados de covid-19

Araguari registrou um novo caso de coronavírus, conforme a secretaria municipal de Saúde. O paciente, do sexo masculino, tem 34 anos e não faz parte do grupo de risco. Após atendimento recebido por meio da rede particular, ele permanece em isolamento domiciliar. Diante disso, o município contabiliza 14 casos da doença, sendo que um deles veio a óbito. A reportagem apurou que não há internações relacionadas à doença na cidade, além disso, dois óbitos seguem em investigação.

Em entrevista, o secretário de Saúde, Guilherme Afonso, pediu prudência aos araguarinos. “Precisamos nos manter vigilantes neste período entre os meses de maio e junho devido à época de frio e se faz necessária a continuidade das recomendações como o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social.”

O boletim epidemiológico a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado nesta sexta-feira, 8, mostra ainda que há 750 notificações e 715 suspeitas em investigação. Assim, Araguari figura entre as 217 cidades que possuem casos confirmados da doença; em pelo menos 51 destas também foi contabilizada a ocorrência de mortes. Uberlândia, por sua vez, também se destaca no Triângulo Mineiro, com 10 óbitos e 223 confirmações da doença.

Em todo o estado, os números relacionados à covid-19 continuam aumentando. Minas Gerais chegou a 111 mortos e 2.943 casos confirmados do novo coronavírus. Há ainda 140 óbitos em investigação e 96.212 casos suspeitos. Das cinco mortes acrescentadas nesta sexta-feira no boletim divulgado pela SES, três ocorreram em Juiz de Fora, que é a segunda cidade com a pior situação na pandemia da doença, tendo registrado 263 casos confirmados e 12 óbitos.

Apesar de a orientação de autoridades de saúde ser para ficar em casa, o que tem sido visto nas ruas é um aumento no número de pessoas principalmente devido ao retorno gradual do comércio. Assim, o relaxamento da quarentena tem se tornado cada dia mais frequente. Segundo a empresa In Loco, que faz monitoramento e disponibiliza os dados ao governo de Minas Gerais, a adesão ao isolamento social chegou a 62% no dia 22 de março, mas caiu para 39,5% no dia 6 de maio.

Sobre isso, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, também volta a destacar a importância do isolamento social para evitar novos casos, internações e óbitos causados pela doença. O distanciamento social também é considerado por especialistas como uma das medidas mais importantes para prevenção da doença. Além das mortes e dos casos confirmados, as internações por síndrome respiratória aguda grave aumentaram 513% nas primeiras 18 semanas de 2020, se comparadas ao mesmo período de 2019 em Minas. As secretarias estaduais de saúde também informaram que foram registradas 9.637 mortes provocadas pela covid-19 e 141.088 casos confirmados da doença em todo o país. Das 20 cidades com maior mortalidade e incidência de casos, 18 se concentram no Norte e Nordeste.

 

Saúde Digital MG

O governo de Minas também anunciou o lançamento do aplicativo Saúde Digital MG para celulares, que permitirá à população realizar consultas médicas a distância. O objetivo é evitar que pacientes com casos de baixa complexidade tenham que se deslocar até clínicas e hospitais, correndo risco de contaminação pelo novo coronavírus. O aplicativo está disponível agora apenas para sistemas Android. A instalação é fácil e o cadastro, também. O passo seguinte é preencher os dados e, então, escolher entre “Suspeita de Covid-19” ou “outras suspeitas”, como dor de cabeça, tonturas, picadas de inseto, dor de ouvido, dor abdominal, dor no peito e saúde mental.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: