Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari investiga 675 casos suspeitos da covid-19 e três óbitos

qui, 30 de abril de 2020 08:01

Da Redação

Números relacionados ao novo coronavirus aumentam gradativamente em Araguari e região

Números relacionados ao novo coronavirus aumentam gradativamente em Araguari e região

Os dados da covid-19 estão sendo monitorados diariamente em todo o Estado e, segundo verificou a reportagem, tanto as notificações em investigação quanto os casos relacionados às doenças respiratórias continuam aumentando, principalmente devido às mudanças climáticas típicas desta época do ano. Em Araguari não é diferente.  De acordo com a secretaria municipal de Saúde, o número de suspeitas da covid-19 chegou a 675 casos em investigação e, das nove confirmações na cidade, oito pacientes estão recuperados e um veio a óbito.

Devido à ausência de sintomas, 529 pacientes tiveram encerrado o monitoramento domiciliar conforme o boletim municipal divulgado nesta quarta-feira, 29. Sete pessoas estão internadas e três óbitos estão sendo investigados. O boletim epidemiológico estadual divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de (SES-MG) por sua vez, aponta para 613 notificações e 587 suspeitas no município. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde esclareceu que os dados publicados no boletim são diariamente verificados pelas Unidades Regionais de Saúde para alinhamento junto aos municípios jurisdicionados.

Considerando a dinâmica das investigações epidemiológicas, pode acontecer a demora na atualização. Assim, a orientação do Executivo é de que a população continue atenta aos cuidados possíveis: uso de máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações. O levantamento mostra ainda que os números de casos da doença e, consequentemente, de mortes aumenta gradativamente em Minas Gerais, que registrou 80 mortes, sendo que destas, 11 não tinham fatores de risco para o coronavírus. Além disso, há 1.758 casos confirmados, 81.728 suspeitas e 95 óbitos sendo investigados. Em todo o Estado são 156 municípios com pessoas infectadas e em 44 cidades há registros de mortes.

- Os cuidados devem ser mantidos, como o uso de máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações

-Os cuidados devem ser mantidos, como o uso de máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações

Belo Horizonte, por exemplo, está entre estas cidades e possui maior número de pessoas com a doença, tendo notificado 561 pacientes infectados. A capital mineira também registra a maioria das mortes, com 16 óbitos confirmados para covid-19. Outra cidade com um número alto de confirmações é Juiz de Fora, onde há 128 infectados e cinco mortos. Na região do Triângulo Mineiro aparece Uberlândia, onde sete pessoas morreram com a covid-19 e 105 pacientes contaminados recebem tratamento.

A SES-MG informou ainda que o Estado tem 11.622 leitos clínicos e 2.013 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mais 50 leitos da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), além disso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 58% no Estado. No momento são 99 pacientes internados em leitos de UTI, em decorrência da covid-19, ou por suspeita da doença. A taxa de ocupação específica para leitos por covid – 19 ou suspeita está em 4%.

Além dos óbitos e casos de coronavírus, as internações por síndrome respiratória aguda grave cresceram 447% nas primeiras 17 semanas de 2020 se comparadas ao mesmo período de 2019 no Estado. As secretarias estaduais de Saúde também informaram que foram registradas 5.162 mortes provocadas pela covid-19 e 74.602 casos confirmados da doença em todo o país. O número de mortes no país superou o da China, que registrou 4.632 fatalidades pela covid-19.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: