Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari tem dois óbitos suspeitos de covid-19 em investigação

qua, 29 de abril de 2020 12:06

 Da Redação

 

Após a confirmação do primeiro óbito causado pela covid-19 em Araguari, a secretaria municipal de Saúde informou que na última segunda-feira, 27, foi registrada a décima morte suspeita de estar relacionada com a doença. O paciente de 85 anos, sexo masculino, era residente em Araguari, estava internado para tratamento de questões clínicas e teria apresentado sintomas respiratórios. Com esta notificação, o município possui duas mortes em investigação aguardando resultado de exame realizado pela Funed (Laboratório da Fundação Ezequiel Dias) em Belo Horizonte.

- A décima morte suspeita de estar relacionada com a doença foi registrada na cidade

– A décima morte suspeita de estar relacionada com a doença foi registrada na cidade

 

Até o momento, o número de casos suspeitos ultrapassa 640 notificações. O último boletim municipal informou ainda que dos nove pacientes diagnosticados com a doença, oito estão recuperados, por isso, a secretaria de Saúde voltou a chamar a atenção da população para o cumprimento dos decretos municipais sobre a continuidade do isolamento social. A recomendação é para que todos os cidadãos avaliem se devem realmente sair de casa. Caso a pessoa tenha verdadeira necessidade de sair à rua, que tome todos os cuidados possíveis: uso de máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações.

Os dados do município não sofreram alterações nas últimas 24 horas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), entretanto, o boletim epidemiológico estadual publicado nesta terça-feira, 28, mostra que o número de mortes por coronavírus tem aumentado em todo o estado: passando de 62 para 71 em Minas Gerais. Outros 88 óbitos seguem em investigação e o estado chegou a 1.649 casos confirmados de covid-19, totalizando 63 novos casos em um dia.

Brasil é o décimo país com mais mortes causadas pelo COVID-19

O Brasil é o décimo país com mais mortes causadas pelo COVID-19

O informe aponta ainda, 79.313 casos suspeitos, sendo que no Estado há 148 municípios com casos da covid-19 confirmados e 43 cidades com registro de mortes. Belo Horizonte continua sendo a cidade com mais casos, totalizando 555 pessoas com a doença. Juiz de Fora aparece logo em seguida, com 129 confirmações e Uberlândia está na lista com 88 casos confirmados. A capital mineira também é a cidade com mais óbitos confirmados: são 14 pessoas mortas pela covid-19 e em seguida vem Uberlândia com sete mortes.

Dentre os pacientes que vieram a falecer, 11 não possuíam fatores de risco para o novo coronavírus, como obesidade, doença renal, diabetes, doença cardíaca, neoplastia, pneumopatia e hipertensão. Além disso, pelo menos 57 pessoas que morreram tinham acima de 60 anos. Além das mortes e casos de coronavírus, as internações por síndrome respiratória aguda grave também cresceram 419% nas primeiras 17 semanas de 2020 se comparadas ao mesmo período de 2019. Quanto ao cenário nacional, o levantamento das secretarias estaduais de saúde registrou ainda 4.674 mortes provocadas pela covid-19 e 68.188 casos confirmados da doença em todo o país.

O monitoramento da universidade norte-americana Johns Hopkins mostra o Brasil como o décimo país com mais mortes causadas pelo novo coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, o pico de transmissibilidade da doença deva ser registrado entre as próximas duas e nove semanas no país. “Nós ainda estamos próximos do período de maior transmissibilidade, estamos na semana epidemiológica 18. O período de maior incidência de vírus respiratórios ocorre em torno das semanas 20, 22, 27,” disse o secretário de Vigilância, Wanderson de Oliveira durante reunião.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: