Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Comitê discute previsão para reabertura gradual do comércio local

qua, 15 de abril de 2020 05:30

Da Redação

Os lojistas e empresários que encaminharam o plano de contingência à secretaria municipal de Saúde não podem reabrir seus estabelecimentos comerciais. A determinação também vale para aqueles que tiveram o documento aprovado. Diante disso, a orientação do Executivo é para que os comerciantes aguardem a liberação, fato que somente acontecerá após a vistoria dos estabelecimentos.

Irregularidades devem ser denunciadas ao Comitê

Irregularidades devem ser denunciadas ao Comitê

 

Para isso, ao longo desta semana as equipes da Vigilância Sanitária realizarão a fiscalização dos comércios, para verificar se as medidas apresentadas foram de fato colocadas em prática e, após esta inspeção, os fiscais irão se posicionar sobre a autorização ou não da reabertura. Em caso positivo, o comerciante poderá abrir seu estabelecimento, seguindo as deliberações dos decretos municipais e recomendações do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 no âmbito municipal.

A expectativa é que a abertura gradual do comércio aconteça a partir do dia 22. Para tratar sobre o assunto, o Comitê se reuniu na tarde desta terça-feira, 14, com representantes da classe. “Foi deliberado pelo Comitê, que dia 22 o comércio poderá ser reaberto, desde que apresentado e aprovado o Plano de Contingência prevendo vários critérios de segurança/saúde e caberá a cada empresário zelar de seus colaboradores e clientes. Os interessados ainda podem encaminhar à secretaria o seu plano de contingência,” ressaltou o presidente da Câmara dos Dirigentes Legistas, Pedro Luiz Souza.

É importante ressaltar que o plano de contingência tem o objetivo de preparar o empresário para quando o comércio local puder ser reaberto efetivamente. Em entrevista, o secretário de Saúde Guilherme Afonso ressaltou que as atividades como o delivery e e-commerce estão mantidas na cidade. Devido ao descumprimento das determinações, o Executivo informou ainda que algumas lojas foram fechadas no último final de semana.

Assim, as denúncias sobre irregularidades podem ser encaminhadas para o telefone (34) 99158-3100 que está diretamente ligado ao Comitê de Enfrentamento ao Covid-19. Durante os últimos dias, alguns cidadãos se mostram contrários às recomendações de modo que é possível ver comércios com as portas abertas principalmente na região central da cidade, o que tem resultado na aglomeração de pessoas. Segundo verificou a reportagem, filas também tem se formado diariamente nas proximidades de agências bancárias e casas lotéricas, causando indignação dos munícipes. O assunto tem sido amplamente discutido nas redes sociais, onde internautas têm publicado registros que mostram as irregularidades.

“Temos visto uma crescente movimentação no centro da cidade, como se não houvesse um decreto para ser cumprido. É uma situação bastante injusta porque há pessoas em isolamento e cuidado de seus familiares enquanto outras estão nas lojas, bancos, feiras e até reunindo amigos em churrascos. A lei em Araguari infelizmente não é para todos e a fiscalização não está sendo ativa como no início da quarentena,” afirmou um internauta que preferiu não se identificar.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: