Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Saúde investiga casos suspeitos de COVID-19 e óbitos ocorridos em Araguari

sáb, 28 de março de 2020 05:51

por Samara Arruda

Município estuda o retorno gradativo das atividades em alguns setores do município e prorroga suspensão das aulas nas escolas municipais

Os dados atualizados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgados nesta sexta-feira, 27, mostram que Araguari possui 130 notificações e 127 casos suspeitos de COVID-19. Em contrapartida, os números informados pela administração municipal apontam 256 suspeitas em investigação, levando em consideração todos os pacientes que apresentarem os sintomas de alerta. A secretaria de Saúde divulgou ainda que cinco pacientes de Araguari e um homem residente em Tupaciguara estariam internados na cidade, entretanto, este último veio a óbito nesta sexta-feira.

Município estuda o retorno gradativo das atividades em alguns setores do município

Município estuda o retorno gradativo das atividades em alguns setores do município

 

“O homem de 78 anos com suspeita de COVID-19 estava internado há dois dias e foi recebido pelo município na última quinta-feira, 26, para tratar de insuficiência respiratória, pois, Araguari é referência em leitos de UTI na região. Ele havia sido submetido ao exame em Tupaciguara. Se trata de um homem que possuía comorbidades, ou seja, ele sofria de outras doenças e, agora aguardamos o resultado deste exame para verificar se há relação com coronavirus,” afirmou o secretário Guilherme Afonso.

Outro óbito ocorrido no início desta semana também está sendo investigado. O paciente – um homem de 79 anos estava internado há quase 30 dias, a princípio por outra situação e não apresentava síndrome respiratória. “Foi colhido material pra exame, mas ainda não temos o resultado, estamos aguardando,” ponderou.

Para tratamento dos pacientes caso seja necessário, o Comitê também pretende utilizar o prédio do antigo hospital municipal. A informação foi confirmada pelo secretário e, na próxima semana, devem começar as obras de reforma e pintura do local. “Há duas semanas temos realizado estudos e o projeto está finalizado. Será feita a estruturação do local que deverá disponibilizar pelo menos 40 leitos para atender os pacientes. Em nosso plano de enfrentamento hospitalar existem diversos graus de risco, e o prédio seria a nossa referência para hospital de campanha, visando à ampliação de leitos. O deputado Zé Vitor já nos disponibilizou apoio e encaminhará recursos para o projeto ser realizado em pouco tempo,” contou.

No intuito de tratar sobre questões relacionadas à possível liberação do retorno das atividades em comércios e empresas da cidade, além da suspensão de decretos municipais, o Comitê se reuniu durante à tarde de ontem com o prefeito Marcos Coelho. “Até a próxima sexta-feira, 3 de abril, todos os decretos devem ser cumpridos e o isolamento continua. Enquanto isso, estamos fazemos a ampliação da rede de assistência e esperamos que após este prazo, possamos fazer o isolamento do grupo de risco e flexibilizar algumas regras,” disse.

Além disso, o chamamento da população para uma carreata pedindo o fim da quarentena que aconteceria em Araguari e Uberlândia, também preocupou as autoridades. Para evitar a propagação do vírus, o Ministério Público Federal solicitou às prefeituras das referidas cidades que adotem medidas necessárias, inclusive com apoio da Polícia para evitar a aglomeração. Em caso de descumprimento, tanto os responsáveis pela organização quanto os participantes estariam passíveis de punição.

Suspensão de Aulas e Gratificações

O governo municipal também tem implantado uma série de medidas e, diariamente, a população tem sido informada sobre as recomendações que devem ser seguidas por todos os órgãos públicos e privados, bem como, a comunidade em geral no que diz respeito ao distanciamento social. Nesta sexta-feira, 27, por exemplo, o Correio Oficial do Município trouxe novas portarias, dentre elas a de número 526 que prorroga a suspensão das aulas e demais atividades pedagógicas por tempo indeterminado nos centros de educação municipal – CEM e nos centros municipais de educação infantil – CMEIS de Araguari.

A decisão foi tomada após deliberação do Comitê de Trabalho Especial para enfrentamento e acompanhamento das medidas de prevenção ao contágio por coronavírus no âmbito do município. Sendo assim, a antecipação dos recessos previstos no calendário escolar letivo deverá ser analisada pela Secretaria Municipal de Educação e aprovada pelo Conselho Municipal de Educação. As escolas particulares também decidiram seguir as recomendações do Estado e suspenderam as aulas até abril.

Além disso, também estão suspensos por 60 dias, os pagamentos alusivos à gratificação por tempo integral, função gratificada, gratificação especial, periculosidade, adicionais de insalubridade, produtividade e de horas extras dos servidores lotados nos órgãos públicos cujas atividades administrativas estejam suspensas. A medida está amparada pela portaria n°. 493 e não se aplica aos servidores que estão trabalhando no enfrentamento ao COVID-19, aqueles que permanecem encarregados da fiscalização das medidas implantadas no município ou ainda aos trabalhadores encarregados de manter o funcionamento da administração municipal.

Casos na região

Em toda a região, a transmissão tem avançado rapidamente. Vinte e quatro municípios mineiros já possuem casos confirmados do novo coronavírus e Belo Horizonte no topo, Nova Lima e Juiz de Fora completam a tríade das cidades mineiras com maior número de casos. A capital mineira possuía 96 casos da Covid-19 na quinta-feira, o número já chega a 118 nesta sexta. São 13 pacientes em Nova Lima e 11 em Juiz de Fora. O quarto município com a maior concentração de pessoas infectadas é Uberlândia – 973, onde há oito casos, 86 descartados e três óbitos suspeitos. Divinópolis aparece em seguida, com seis pacientes com Covid-19. Até o momento são 21.691 casos suspeitos e 189 casos confirmados em Minas Gerais, além de 28 óbitos em investigação. Esta é a primeira vez que o documento da SES-MG aponta quantos óbitos em decorrência do coronavírus são investigados em Minas Gerais e, segundo com o relatório, não há óbitos confirmados.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: