Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Município segue protocolos e organiza rede hospitalar para dar assistência aos casos de coronavírus

sáb, 14 de março de 2020 05:15

Da Redação

Diante dos novos registros de coronavírus em vários municípios do estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decretou situação de emergência em saúde pública nesta sexta-feira, 13. A medida faz parte das medidas de preparação para o acompanhamento e apoio aos pacientes. Para isso estão previstas uma série de ações, principalmente visando desburocratizar processos importantes como a compra de insumos, medicamentos e a contratação de profissionais da saúde.

A SES-MG informou ainda que vem trabalhando no fortalecimento da assistência e disponibilização de leitos. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (Sus) de Minas Gerais conta com 2.795 leitos de UTI que poderão ser utilizados para atendimento dos casos graves de infecção pelo coronavírus, podendo adquirir leitos na rede privada.

O decreto também prevê a possibilidade da realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, vacinação e tratamentos médicos em pacientes que se recusarem a receber atendimento, além da aquisição de serviços com pagamento posterior de indenização, caso necessário. Em entrevista, o secretário de Saúde de Araguari, Guilherme Afonso, ressaltou que o decreto vem para auxiliar os municípios e que, se necessário, a secretaria fará novas contratações de médicos e de novos leitos para internações.

“O almoxarifado da secretaria e das unidades também está abastecido, pois, providenciamos a quantidade adequada de máscaras, aventais e outros materiais. Caso seja necessário faremos a contratação de mais leitos de UTI particulares, de profissionais e a aquisição de respiradores, por exemplo. O decreto vem para nos ajudar a organizar a rede de saúde e conseguir de forma célere, os itens necessários para atendimento dos pacientes,” ressaltou.

Para dar continuidade nas ações previstas para o município, a secretaria de Saúde pretende realizar na próxima semana, uma reunião com a participação de representantes da sociedade civil, visando ampliar a divulgação das informações necessárias para a prevenção. A data, horário e local serão em breve divulgados. Além da organização da rede hospitalar de urgência, emergência e atenção primária, tem sido discutida a possibilidade de serem paralisados alguns serviços que não forem urgentes como as cirurgias eletivas. A medida visa dar prioridade aos possíveis casos graves de coronavírus que venham surgir na cidade.

“Ainda não há nenhum caso confirmado em Araguari, mas estamos organizando estas ações para atender aos pacientes e resolver rapidamente esse problema. Os casos registrados no município estão sendo monitorados e se encontram em isolamento domiciliar uma vez que as pessoas estão bem e a situação é estável.”

Araguari continua com quatro casos em investigação e, segundo informações da SES-MG divulgadas na última quinta-feira, 12, foi registrado aumento de casos em Belo Horizonte, que passou de 94 para 105, outros 10 foram descartados e Uberlândia, que registrou mais um caso, passando para 22 suspeitas e três descartados. Uberaba tem três investigações e um caso foi descartado.

No Estado, foram contabilizados 313 registros, sendo que 289 estão em investigação. Dois deles foram confirmados e outros 22 descartados. Dentre as ações previstas pela SES-MG, está a Campanha de Vacinação contra a Influenza, com início previsto para o dia 23 de março. O público-alvo será de aproximadamente 7 milhões de pessoas.

Orientações

Por se tratar de um vírus de transmissão respiratória, o contágio acontece de forma rápida, especialmente pelo contato próximo com um indivíduo doente através da fala, tosse e espirro. Por isso, a orientação da secretaria de Saúde é para que a população evite o contato físico com pessoas que apresentem sintomas respiratórios, incluindo apertos de mão e abraços. A circulação em locais fechados também deve ser evitada. Outras medidas precisam ser tomadas, incluindo lavar as mãos com frequência, evitar compartilhamento de alimentos, copos, talheres, toalhas e outros objetos de uso pessoal, nunca usar as mãos para tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados e com entrada de ar.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: