A DESPEDIDA DO ÍCONE DA LITERATURA E DA POLÍTICA ARAGUARINA – NEITON DE PAIVA NEVES
sáb, 14 de março de 2020 05:50por Edmar César
Faleceu aos 77 anos de idade, na madrugada de ontem, 13 de março, Neiton de Paiva Neves, advogado, ex-prefeito de Araguari (1983/1988), assessor jurídico de várias empresas do município, um dos pioneiros da fundação da Academia de Letras e Artes de Araguari, escritor, jornalista, articulista inigualável deste jornal e Revista Evidência, crítico literário e de cinema, um dos maiores ícones da literatura e da política de Araguari o qual estava internado no hospital São Sebastião onde se encontrava em tratamento de saúde.

NEITON DE PAIVA NEVES
O araguarino Neiton de Paiva Neves, filho do casal João Neves e Adelita de Paiva Neves, como ele mesmo me confidenciara em entrevista no dia 24 de julho de 2009, ele nasceu na região denominada Alto do Querosene, ali nas proximidades da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro que se interligava com os trilhos da Estrada de Ferro Goiás. Assim nos relatou: “Entre o início de uma ferrovia e a outra, à margem dos trilhos, ficava um depósito de querosene que era o combustível que se usava na época. E, aquela região onde nasci ficou conhecida, na época, como Alto do Querosene. Eu não nego as minhas origens, eu sou um araguarino que nasceu no Alto do Querosene”.
Do Alto do Querosene e de um campinho de terra às margens dos trilhos da Mogiana e da Goiás, onde jogava futebol com os amigos de infância, somente o tempo diria que ali estava um garoto que viria, mais tarde, a ser um dos maiores e mais respeitados e conceituados advogados de Araguari e da região.
Desde tenra idade se mostrou voltado aos estudos e interessado em adquirir conhecimentos pela estrada da vida cuja colheita se deu aos vinte e cinco anos de idade, no ano de 1967, ao concluir o curso de Direito pela Faculdade de Direito de Uberlândia. Diretor e sócio do Escritório de Advocacia Costa e Neves, em Araguari, prestou relevantes serviços nos foros da Justiça Comum, Federal e na Justiça do Trabalho em várias comarcas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Foi secretário, vice-presidente, e presidente da 47ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Minas Gerais. Pelas exímias e irretocáveis atuações na busca intransigente pela defesa da justiça e do direito se tornou um dos mais brilhantes e bem sucedido advogado de todos os tempos do município. Pela busca incessante do conhecimento, do aprimoramento e do aperfeiçoamento profissional realizou inúmeros cursos de extensão, seminários e conferências por vários lugares do Brasil, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e tantos outros.
Na área da filantropia prestou relevantes serviços à sociedade araguarina sempre pautando pela simplicidade, solidariedade e espírito humanitário. Foi membro fundador do Conselho Municipal do Bem Estar do Menor – CMBEM, do Programa de Apoio à Vida – PROVIDA e tantos outros.
Na área educacional destacou-se como membro fundador da Fundação Municipal de Ensino – FUME e da Fundação Educacional e Cultural de Araguari – FUNEC, mantenedora da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari – FAFI, hoje, Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC, um dos maiores institutos de educação do Brasil. Foi eleito, em 2002, presidente do Conselho Comunitário de instalação do Campus UNIPAC, em Araguari.
Sempre voltado às letras, aos vinte e seis anos de idade dedicou-se de corpo e alma na criação, em 6 de agosto de 1968, da Academia de Letras e Artes de Araguari – ALAA, incorporando-se à equipe seleta de literatos e artistas sob a batuta do poeta e jornalista Abdala Mameri. Titular da cadeira de nº 14 daquele sodalício, cujo patrono é o escritor e romancista Graciliano Ramos. Participou e realizou diversas atividades pela ALAA sendo por muitos anos membro efetivo da Comissão Julgadora de Poesias do tradicional Concurso Nacional de Contos e Poesias realizado anualmente.
Como jornalista teve participação impecável em vários jornais e revistas de Araguari, mas, foi no jornal Gazeta do Triângulo que teve uma participação expressiva, colaborando de forma voluntária, colocando-se à serviço da informação durante muitos anos da vida ativa do jornal. Sua ligação com o Gazeta se intensificou ainda mais a partir de 1964.
O jornal que pertencia à Paroquia Bom Jesus da Cana Verde administrado pela Empresa Mercantil Gazeta do Triângulo estava prestes a fechar as portas devido à crise que enfrentava à época e passou a responsabilidade do jornal para o Centro de Estudos Gerais e Oratória – CEGO, grupo recém criado de jovens, caracterizado pelo entusiasmo e pelos ideais próprios da mocidade, com a finalidade de aperfeiçoar conhecimentos de seus integrantes e colaborar com os interesses da comunidade. Um dos integrantes e fundadores do CEGO era o advogado Neiton de Paiva Neves que assumiu, aos vinte e dois anos de idade, a função de redator-chefe do jornal Gazeta do Triângulo. O CEGO marcou a terceira e gloriosa fase do Gazeta sendo responsável pelo jornal no período de 1964 a 1966, evitando que o mesmo encerrasse suas atividades.
Assim nos relatou o então redator-chefe do Gazeta Neiton de Paiva Neves: O jornal na época em que assumimos, realmente o assumimos numa crise, porque as pessoas que o dirigiram se afastaram, o jornal não tinha recursos para se manter. E nós assumimos assim no espírito de colaborar, ninguém ganhava nada, era apenas uma ação voluntária de contribuir para que o jornal se mantivesse e sobrevivesse e na época, nós todos, eu, especialmente, tinha um relacionamento próximo do Padre Nilo Tabuquini, que era o responsável pelo jornal, porque o jornal era da paróquia e ele conversando acabou sugerindo e nós aceitamos.”
Aos quarenta anos de idade, foi eleito prefeito de Araguari nas eleições de 15 de novembro de 1982, para uma gestão de seis anos, de 1983 a 1988. Foi considerado um dos melhores prefeitos de toda a história de Araguari, sendo, atualmente, uma das últimas reservas da moral e da ética da política local. Suas obras e seus feitos foram aprovados em todos os quadrantes pela comunidade araguarina, além do destacado trabalho como presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP, com sede em Uberlândia. Seu nome está em inúmeras edificações como na construção do Terminal Rodoviário Tancredo Neves, em creches, escolas e em mais de uma dezena de postos de saúde construídos em lugares estratégicos nos bairros em prol da saúde do araguarino. Criou a Secretaria de Cultura, dinamizando o setor artístico do município incentivando a manifestação da arte e da cultura em geral.
A nossa homenagem a uma das mais queridas e admiradas personalidades da cidade de Araguari, Neiton de Paiva Neves, homem culto, sábio, inteligente e íntegro. Que seu legado sirva de caminho para nossas grandes e possíveis conquistas.
Em um de seus artigos escrevera:
“Permanecer sempre de mal com a vida e consigo mesmo, sufoca o bom humor e represa a alegria naqueles que não conseguem manter esses sentimentos, apesar das frustrações e de todas as adversidades inevitáveis e próprias da vida e do viver, e se transformam em pessoas sempre tristes, arredias, amargas, de semblante fechado, sonegando o sorriso e jamais descontraindo. Ah, a importância do sorriso! Não a risada fácil e espalhafatosa, mas o sorriso franco, explicitando o dom lá de dentro, presente tanto no enfrentamento dos desafios e contrariedades, quanto diante de situações, fatos e acontecimentos felizes e agradáveis. Disse aqui, há tempos, que sou chorão assumido. Não disfarço as lágrimas ao me emocionar com o que é triste para meu coração, com o que me sensibiliza a alma e às vezes até por grandes alegrias.”
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
