Segunda-feira, 23 de Março de 2026 Fazer o Login

Araguari possui quase 27 mil motos em circulação

ter, 3 de março de 2020 05:31

Da Redação

Números de janeiro de 2020 do Departamento Nacional de Trânsito sobre a frota de veículos do país apontam Araguari com 85.879 unidades em circulação. Ao final do ano, deverão se aproximar dos 90 mil veículos.

Assim como no restante do Brasil, a quantidade de motos aumenta assustadoramente e o município continua entre os 150 primeiros do ranking nacional nessa modalidade, se posicionando a frente de cidades até maiores em população, como Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Poços de Caldas (Minas); Volta Redonda e Cabo Frio (Rio de Janeiro); Suzano (São Paulo), Camaçari (Bahia) e Linhares (Espírito Santo).

Município continua entre os 150 primeiros do ranking nacional em quantidade de motos  ** Gazeta do Triângulo

Município continua entre os 150 primeiros do ranking nacional em quantidade de motos
** Gazeta do Triângulo

 

Num universo de quase 86 mil veículos, segundo dados fornecidos pelo Denatran, Araguari possui 26.500 motocicletas, motonetas e ciclomotores, aproximadamente 30% da frota em circulação.

Esse expressivo aumento na aquisição de motos está relacionado à facilidade no crédito, ao baixo preço das prestações e aos incentivos e isenções do governo federal ao mercado, além da deficiência dos serviços de transporte público nas cidades em geral.

Além de impactar o tráfego como um todo, este crescimento causa reflexos no sistema de saúde do município. Em Araguari, por exemplo, a média gira em torno de cinco acidentes por dia envolvendo condutores desse tipo de veículo. Ao final de cada ano os números são desanimadores, com vítimas apresentando sequelas das mais diversas lesões, além dos óbitos.

Situações de imprudência, como transitar entre carros em movimento, avançar semáforos e trafegar em velocidade incompatível com as vias, são flagradas a qualquer momento do dia ou da noite. Para quem passa a maior parte do tempo no trânsito, esta percepção é ainda mais clara. Sem contar que parte considerável desses condutores de motos não possui habilitação.

Além disso, a sinalização é deficitária em inúmeros trechos da cidade, especialmente nos cruzamentos das principais vias, onde ocorre a maioria dos acidentes. E muitas ruas e avenidas se encontram intransitáveis, também contribuindo para a ocorrência de sinistros com veículos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: