Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Plano de contingência em combate do Coronavírus é montado em Araguari

sáb, 29 de fevereiro de 2020 05:52

por Laura Alvarenga

Em decorrência dos casos suspeitos de Coronavírus em cidades vizinhas, Araguari está na rota do vírus. Sendo assim, a prefeitura através da secretaria de Saúde promoveu reunião nesta sexta-feira, 28, no intuito de elaborar e apresentar um plano de contingência em combate à doença no município.

Na ocasião, estiveram presentes as coordenações dos hospitais particulares e públicos de Araguari, vigilância epidemiológica, Unidade de Pronto Atendimento (Upa), Santa Casa da Misericórdia, Atenção Básica, secretaria de Saúde, entre outros envolvidos no processo de contingência do vírus.]

Coordenações dos órgãos competentes se fizeram presentes durante reunião promovida pela prefeitura

Coordenações dos órgãos competentes se fizeram presentes durante reunião promovida pela prefeitura

 

Ainda que não haja suspeita do Coronavírus em Araguari, foi definida a estratégia emergencial para o fluxo de atendimento e o plano de contingência, caso a situação se manifeste na cidade. De acordo com o secretário de Saúde, Guilherme Afonso, o município está preparado, e, todas as unidades de saúde estão atentas aos sinais e notificações para enfrentar qualquer problema em relação ao vírus.

“Sabemos que a questão não é se o vírus vai chegar, mas quando. Ele pode chegar daqui um mês ou um ano, e, entendemos que devemos estar preparados caso aconteça.”

O responsável pela pasta ainda informou que, as equipes de saúde de Araguari passarão por uma capacitação na próxima terça-feira, 3. O objetivo é padronizar as ações e viabilizar o diagnóstico precoce de pacientes suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus (2019-nCoV), bem como, realizar manejo inicial e adotar medidas para evitar casos graves e óbito.

O Protocolo do Ministério da Saúde determina várias regras para atendimento aos casos suspeitos de Coronavírus. Tais como, materiais necessários para prevenção e notificação, identificar casos suspeitos, medidas de controle do ambiente assistencial, protocolos de transporte de infectados e cuidados com a saúde.

O documento também aponta ser necessário que o paciente tenha histórico de viagem para as áreas de risco ou contato próximo com caso suspeito ou caso confirmado da doença. Nestas situações, todas as pessoas independentemente da idade, devem procurar uma unidade de saúde, pública ou particular (para pacientes com convênio ou atendimento particular), caso apresentem febre com temperatura corporal superior a 37,8 °C, ou pelo menos um sintoma respiratório como tosse seca, dor de garganta, dor muscular, dor de cabeça, cansaço, dificuldade para respirar, entre outros.

Casos suspeitos na região

Oito suspeitas de Coronavírus foram registradas em Uberlândia, conforme informações da secretaria de Saúde da referida cidade. Os pacientes têm idade entre 27 e 58 anos, sendo cinco mulheres e três homens. Estes viajaram recentemente para a Itália, local com 520 casos confirmados.

Três pacientes seguem internados em isolamento desde a última quarta-feira, 26, sendo uma mulher de 28 anos que se encontra no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), e os outros dois, um homem de 31 anos e outra mulher de 28 anos, estão em observação no Hospital Santa Clara. Os cinco pacientes restantes foram atendidos em unidades privadas da cidade, mas retornaram para casa por apresentarem sintomas leves.

Medidas de prevenção para o novo Coronavírus

– Cobrir o nariz e a boca durante tosse ou espirro com o cotovelo flexionado ou utilizar tecido ou lenço de papel, descartando-os após o uso;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

– Manter os ambientes bem ventilados;

– Orientar sobre os sinais e sintomas do novo Coronavírus e acionar o fluxo de atendimento para casos suspeitos da doença;

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    Monte um plano de recapeamento das ruas e avenidas também. Isso que pode matar mais rápido motociclistas, ciclistas e motoristas de modo geral. Há crateras por todo lado, do tamanho da incompetência dos nossos políticos.

Deixe seu comentário: