Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Secretaria de Políticas Sobre Drogas intensifica ações para acolhimento de dependentes químicos

sáb, 8 de fevereiro de 2020 05:23

Da Redação

A secretaria de Políticas Sobre Drogas realiza durante todo o ano, várias ações de combate às drogas e ao alcoolismo. Assim, no intuito de unir forças para conscientizar a população sobre o uso indevido destas substâncias, a pasta vem intensificando sua atuação por meio de uma verdadeira força-tarefa nas ruas da cidade. Em entrevista, o secretário Ailton Oliveira de Souza contou que tem mobilizado sua equipe para auxiliar aqueles que estão em situação de rua e precisam de apoio.

“Foram disponibilizadas diversas vagas sociais para dependentes químicos nas comunidades terapêuticas de Araguari e também em Uberlândia. Este trabalho vem para ampliar o atendimento àquelas pessoas que estão nas ruas da cidade e muitas vezes não conseguem sair das drogas e álcool por falta de ajuda. Para nos ajudar nesse trabalho, temos conversado principalmente com os comerciantes da cidade e pedindo que nos ajudem a divulgar a existência dessas vagas, uma vez que eles estão em contato direto com a população. O atendimento para essas pessoas não tem nenhum custo.”

Na ocasião, ele também contou que recebeu uma carta de agradecimento de um rapaz que foi encaminhado para tratamento nesta semana, sendo contabilizadas seis internações por meio deste trabalho. Emocionado, Ailton Oliveira de Souza ressaltou que ele estava em situação de rua e não possuía nenhum documento pessoal.

“Nós o acolhemos e ajudamos a organizar toda a sua documentação. Posteriormente, ele passou por exames e foi encaminhado para uma das clínicas da cidade onde tem recebido atendimento. Ficamos felizes em ter ajudado a esse jovem e nos emocionamos com esse agradecimento; vejo essa carta como um presente, pois, não temos recursos, mas trabalhamos com amor para ajudar o próximo. Por isso, acredito que precisamos estreitar os laços, levar informações para que os serviços de apoio e acolhimento sejam conhecidos pela população e se tornem mais eficazes para ajudar cada vez mais pessoas.”

Para ser encaminhado para a internação, o interessado precisa procurar a secretaria de Políticas Sobre Drogas situada à praça Gaioso Neves 129 A, no bairro Goiás (ao lado do Palácio dos Ferroviários). O contato pode ser feito ainda por meio dos telefones (34) 3690-3210 e (34) 99988-1963. Em todo o país, 90% dos moradores de rua são homens e o principal motivo de estarem nas ruas é o uso de drogas, pois gera conflitos familiares e deixa mais pessoas nessa situação desumana. É um problema que destrói lares e reflete não somente nos moradores de rua, mas também nos familiares e na sociedade.

Diante desta realidade, Ailton Oliveira de Souza destacou ainda que são promovidas outras ações anualmente, como o Junho Branco – campanha desenvolvida para alertar a população sobre a necessidade de prevenção ao uso de drogas; a Maratoninha Viva Livre que em 2019 arrecadou cerca de 400 litros de leite que foram doados para a Casa de Davi, responsável pela recuperação de pessoas com problemas químicos; além das equipes realizarem o acompanhamento nas comunidades terapêuticas.

Também são realizadas palestras nas escolas do município quando os pais e alunos são orientados sobre os riscos de envolvimento com estas substâncias, além de receberem informações sobre o padrão de consumo pelas crianças, jovens e adolescentes e como os pais podem agir na prevenção ao uso e abuso de drogas. “Estamos há pelo menos três anos realizando esse trabalho que é intensificado diariamente, pois, sabemos que a maioria das pessoas não conhece o trabalho desenvolvido pela secretaria. Por isso, volto a ressaltar que precisamos unir forças e atingir toda a comunidade. A secretaria de Políticas Sobre Drogas trabalha com afinco para atender a todos e oferecer a população mais qualidade de vida.”

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: