Saudade do Márcio Dorázio
sex, 3 de janeiro de 2020 05:45Por Juliano e Roberto
Não se assustem; ele não morreu, graças a Deus está vivo, com saúde e daquele jeito especial que tem em tratar as pessoas.
A causa da saudade é quando passo em frente ao nosso Ginásio Poliesportivo, dá pena; infelizmente é de assustar a diferença do atual Ginásio para o que fervilhava com presença de público na década dos anos 80. Quem te viu, quem te vê, diria o poeta, é de rasgar o coração.

Márcio Dorázio recebe placa de homenagem da rainha Hortência, um dos maiores nomes do basquete mundial
Naquela época o então prefeito, doutor Neiton de Paiva Neves, pessoa inteligente, honesta e preocupada com o lazer da população araguarina, convidou o desportista e empresário Márcio Dorázio para tomar conta do Ginásio Poliesportivo Municipal, deu carta branca a ele para realizar o que pretendesse então.
Sábia decisão, pois Araguari virou referência no esporte estadual e nacional. O público podia ver todos os dias da semana, com uma presença maciça, os jogos de handebol masculino. Um dos jogadores que me lembro entre muitos era o Edmilson Tonácio, que depois virou lutador de destaque no boxe nacional. O handebol feminino teve jogadoras convocadas para a seleção brasileira, era um timaço.
O basquete, com a direção educada e prestativa do professor Cacildo, tinha equipes masculina e feminina, que disputavam jogos interestaduais e regionais. O voleibol, com grande destaque para a equipe masculina, participante do Campeonato Mineiro, alcançando ótimos resultados. As equipes femininas também eram atuantes, fazendo do nosso Ginásio um centro de esporte e lazer para todos araguarinos aproveitarem.

Praça de Esportes, campeão do Estado na categoria infanto-juvenil
E o grande sucesso era o futebol de salão, que levou Araguari a ser considerada como um dos maiores centros do esporte no Brasil. Todo ano o Márcio Dorázio realizava dois campeonatos regionais, participando várias cidades, como Uberlândia – que trazia de três a quatro equipes, Monte Carmelo, Catalão, Cascalho Rico, Monte Alegre e até Centralina, mesmo com uma distância maior, vinha todos os anos disputar esses campeonatos, e o Ginásio cheio, completamente lotado nos jogos finais. Jogos espetaculares e inesquecíveis.
Araguari tinha quatro categorias disputando o Campeonato Mineiro todos os anos, sendo que as categorias de base Infantil, Infanto-Juvenil e Juvenil foram simplesmente 14 vezes campeãs estaduais, das quais nove vezes do interior, jogando contra Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Contagem, Passos, Sete Lagoas, Divinópolis e todas outras do interior que participassem; também cinco vezes campeã do estado de Minas Gerais, onde entravam Clube Atlético Mineiro, América FC, Cruzeiro EC, Minas Tênis, Olímpico e outras fortes equipes da capital Belo Horizonte.

Atual presidente da Confederação Brasileira de Futsal Marcos Madeira durante evento no Ginásio Poliesportivo em Araguari, na época presidente da Federação Mineira
Araguari sediou de uma maneira aplaudida pela Confederação Brasileira um campeonato de seleções estaduais com 16 estados representados. A grande final foi entre o Rio de Janeiro e São Paulo com um ginásio completamente lotado; o Rio ganhou por 5 a 4 de São Paulo, num dos melhores jogos de salão que eu vi na minha vida.
Um evento de sucesso inesquecível para quem presenciou. Foi uma coisa fantástica ver o Brasil inteiro, do Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sul, além do Sudeste, em peso em nossa cidade, sendo tratados da melhor maneira possível. Nesse evento impressionante, o Márcio fala que a participação na organização do professor da Natação, o Floriano, foi fundamental, além, é claro, do seu fiel escudeiro, o professor Roberto, carinhosamente conhecido como “Marmitão”.
O Alexandre “Tatão”, dono de uma petisqueira de alta qualidade, a Frigideira, diz uma coisa que, para quem quiser ouvir, eu concordo plenamente: essa cidade não merece o Marcio Dorázio. Tenho que concordar, pois deixaram acabar tudo o que ele fez com dedicação e carinho. Não conseguiram dar continuidade em nada. Nem reabrir o Ginásio os nossos dirigentes conseguem; é uma incapacidade administrativa de fazer chorar, de arrepiar os cabelos. É por isso que eu e centenas — acredito que milhares de araguarinos que tiveram a oportunidade e a felicidade de viver em Araguari na época — entendem a minha saudade.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Vereadores de Além Paraíba terão auxílio qua, 25 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 25 DE MARÇO qua, 25 de março de 2026
- Prefeitura de Indianópolis fortalece vínculos comunitários com ações descentralizada do CRAS qua, 25 de março de 2026
- Prefeitura de Araguari inaugura Centro de Convivência da Pessoa Idosa qua, 25 de março de 2026
- Bombeiros encontram corpo de idoso que se afogou no Rio Paranaíba qua, 25 de março de 2026
- CPI DA CEMIG: CÂMARA MUNICIPAL DE ARAGUARI MIRA FALHAS NO FORNECIMENTO DE ENERGIA qua, 25 de março de 2026
- 9ª Região da Polícia Militar divulga nota referente à ocorrência de troca de tiros qua, 25 de março de 2026
- Parcerias políticas garantem novos veículos com acessibilidade para a frota municipal de Romaria qua, 25 de março de 2026
- Araguari realiza concurso unificado para otimizar recursos e ampliar eficiência administrativa qua, 25 de março de 2026
- Desentendimento em evento termina com briga e facadas no bairro Goiás qua, 25 de março de 2026
> > Veja mais notícias...
Que justa e bela homenagem ao Marcio
O conheci quando trabalhava na Firma Petronio Accioly s/a, que foiu adquirida pelo Sr Afonso Dorazio, pai do Marcio.
Joguei no Manchester, treinado pelo Neno Sicari, e o Marcio era Diretor.
Excelente pessoa.
Um grande e saudoso abraço ao Marcio
e aos Juliano e Roberto nossos cuprimento pela reportagem
Um Abração do Laerte
(11) 993443872