Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Impasse envolvendo alunos infratores no ambiente escolar desafia diretoras

qui, 17 de abril de 2014 00:44
 Diretoras se unem para tratar das dificuldades geradas pelos alunos infratores no ambiente escolar

Diretoras se unem para tratar das dificuldades geradas pelos alunos infratores no ambiente escolar

TALITA GONÇALVES – A reunião entre diretoras, representantes da OAB e Câmara na manhã de ontem teve o tom de desabafo. Recentemente, dois adolescentes de 15 e 17 anos foram apreendidos pela PM com grande quantidade de drogas dentro da escola, que seria comercializada ali. Diversos relatos expostos na ocasião revelam que essa situação não é um caso isolado, e sim, apenas mais uma dentre as várias envolvendo alunos infratores.

Representantes das escolas estaduais Antônio Nunes, Padre Elói, Artur Bernardes, Rainha da Paz, Katy Belém, Padre Damião, Eleonora Pierucetti, Costa Sena, Polivalente e São Judas, onde aconteceu a reunião, falaram sobre as dificuldades e os riscos de quem vive o problema.

Um deles é manter o menor infrator matriculado, mesmo em situações como abandono escolar e indisciplina. Além disso, as instituições acabam sendo responsabilizadas pelo comportamento negativo dos alunos. “Temos que aceitá-lo, ele não pode ser expulso. Vemos que uma pequena parcela prejudica o todo,” desabafa Lucineide de Oliveira, diretora do São Judas.

“Esses jovens são o que chamamos de líderes negativos, porque influenciam outros. Cada vez que um deles é levado para uma escola, 10 alunos se mudam para outra,” expôs o sargento Almeida, da Patrulha Escolar.

O encontro teve como objetivo buscar uma atuação mais efetiva do Ministério Público no sentido de fortalecer a rede de acompanhamento dos menores infratores.

Nesse sentido, uma audiência pública foi agendada pelo vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS) para o dia 22 de maio. O presidente da 47ª subseção da OAB em Araguari, Dalto Umberto Rodrigues, garantiu a formação de uma comissão para tratar o assunto e sugeriu o envolvimento de outras entidades para dar força à causa.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: