Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Divulgado o edital de licitação para as obras do Ginásio Poliesportivo

sáb, 12 de abril de 2014 10:54
Após cinco anos interditado, o local pode ser liberado ainda este ano à população. Foto: Arquivo

Após cinco anos interditado, o local pode ser liberado ainda este ano à população. Foto: Arquivo

P. J. GODOY – Mais um passo foi consolidado para a retomada das obras no Ginásio Poliesportivo “General Mário Brum Negreiros”. Isso porque, nesta sexta-feira, 11, o governo municipal divulgou o edital para a licitação das empresas interessadas em executar a próxima etapa do projeto.

Em janeiro deste ano, o ginásio completou cinco anos de interdição. Durante todo o hiato estagnado, o complexo rendeu diversas queixas da população. Violência nas proximidades, abrigo para andarilhos e incidentes que colocavam em xeque a segurança dos moradores nas proximidades.

Se em todo o período a novela da praça esportiva serviu de indignação para a comunidade, um novo capítulo pode sentenciar a esperança de um futuro melhor para o esporte araguarino. Para fazer parte dessa história, as empresas interessadas em executar as obras devem apresentar a proposta até o dia 30 de abril.

Os trabalhos representam a segunda etapa do projeto de modernização. Apesar disso, a nova fase servirá para corrigir irregularidades concretizadas no início dos trabalhos.

Classificados como os principais motivos para intervenção no ginásio, os problemas no piso e na cobertura permanecem. Não bastasse isso, foi priorizada a reforma no setor externo, adiando ainda mais a liberação para a prática esportiva.

Conforme apurou a reportagem, cerca de R$ 470 mil da primeira fase acabaram retidos em virtude de uma duplicidade nas etapas das obras, com os recursos cadastrados duas vezes no sistema da Caixa Econômica Federal. É importante salientar que os erros se remetem à execução da iniciativa, isentando a elaboração do projeto.

No início de 2013, o Executivo deparou com os recursos defasados e o processo em cláusula suspensiva. Ainda assim, foram recuperados e conquistados R$ 648 mil para a realização dos procedimentos básicos, isto é, a demolição do palco, extensão da quadra, reforma da cobertura, piso, entrada, cabines, tribunas e banheiros, drenagem, sistemas de incêndio e adequações de acessibilidade, como elevador.

A prioridade, desta vez, é liberar o local o mais rapidamente possível para a população. Ao menos, é o que almeja o secretário de Esportes, Maurício Ramos. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, ele ratificou a expectativa junto ao município.

“Estamos cumprindo todos os procedimentos necessários em busca de adiantar os trabalhos. Assim, priorizamos a funcionalidade. Serão diversas adequações, principalmente na cobertura e na quadra. O prazo para o início das obras é 30 de junho, mas esperamos avançar para que pelo menos o ginásio seja liberado ainda este ano”, explanou.

CONTRASTE

Recentemente, o local recebeu um tapume a fim de garantir sua segurança. À medida que o principal complexo de esportes araguarino permanece interditado, outras praças ganham a programação da comunidade em outras cidades da região. É o caso do Ginásio “Tancredo Neves”, em Uberlândia. Apesar das proximidades entre os municípios, a diferença em suas utilizações ainda é distante. Enquanto as obras não são retomadas em Araguari, os grandes eventos culturais e esportivos no Ginásio Poliesportivo “General Mário Brum Negreiros” persistem apenas na memória da população.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: