Alunos do CEM João Pedreiro contam a história de Araguari por meio de mostra cultural
sex, 12 de julho de 2019 05:16Da Redação
Com o intuito de mostrar que a escola é um espaço que vai além do ensino de conteúdo, o Centro Educacional Municipal João Pedreiro realiza nesta sexta-feira, 12, a Mostra Cultural Araguari e suas Grandezas. A exposição é aberta à comunidade escolar e acontece a partir das 19h. De acordo com a diretora Maria Abadia da Silva, essa é uma homenagem ao aniversário de Araguari, comemorado no mês de agosto.

Serão expostos trabalhos de alunos de 1º ao 5º ano, que tiveram a oportunidade de fazer pesquisas sobre a história de Araguari
Para isso, as professoras do colégio juntamente com as vice-diretoras Patrícia Flor e Maristela Aprígio Vieira, realizaram um projeto pedagógico junto aos estudantes de 1º ao 5º ano, que tiveram a oportunidade de fazer pesquisas, participar de palestras e buscar informações sobre a cidade por meio de um trabalho de campo. Ao final, eles produziram seus materiais que serão apresentados durante o evento.
“Esta é a primeira edição da Mostra e a intenção é que os estudantes aprendessem sobre a história de Araguari enquanto produziam seus trabalhos. Para isso, contam com a participação de todos as professores e familiares que também participaram ativamente desta iniciativa. Por isso, agradecemos a todos que contribuíram para este projeto,” contou a supervisora Andreia Luciano Silva.
Devido ao grande número de conteúdo, os professores decidiram dividir os trabalhos, assim, em cada sala de aula será apresentada uma temática, bem como, na quadra da instituição, onde estarão expostos trabalhos que abordam temas, como por exemplo, a história do 2º Batalhão Ferroviário – Mauá; as ferrovias de Araguari e sua importância.
Na oportunidade, os alunos do 1º ano contam um pouco sobre a produção de leite e seus derivados; o milho e suas diversas utilidades e a história do café retratada pelo trabalho “do cafezal ao cafezinho”. Por sua vez, os alunos do 2º ano contam um pouco sobre a escola João Pedreiro, ressaltando ainda os distritos do município.
O 3º ano ficou responsável por mostrar seus conhecimentos acerca da agricultura e pecuária e o 4º ano irá expor trabalhos relacionados à indústria e esportes. A cultura e o turismo da cidade também estão entre os temas trabalhados pelos alunos do 5º ano. Ainda durante o evento, os participantes poderão conferir uma apresentação artística e trabalhos manuais como maquetes e a confecção de livrinhos e cordel.
“Convidamos toda a comunidade para participar conosco e conhecer o trabalho realizado pelos alunos e professores. É a nossa história contada por eles, então que todos possam prestigiar o resultado do conhecimento que eles adquiriram e que seja uma ocasião agradável a todos os participantes.”
Em 2019, a cidade de Araguari completa 131 anos. A antiga Vila de Brejo Alegre conseguiu sua emancipação política em 28 de agosto de 1888, pela Lei 3.591. Ao adquirir o estatuto de cidade passou a chamar-se Araguari.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Inscrições abertas para o 3º Prêmio de Jornalismo Sistema Faemg Senar, Inaes e Sindicatos seg, 15 de junho de 2026
- FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de energia em 2027 dom, 14 de junho de 2026
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
- Fala, presidente: depois de muita luta e com a aprovação da lei na Câmara Municipal, finalmente vamos dar início ao calendário de 2026. sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...