Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Devido ao frio intenso, Ação Social faz rondas para atender pessoas em situação de rua

ter, 9 de julho de 2019 05:35

Da Redação

A chegada de uma frente fria mudou completamente o tempo em Araguari. Desde o dia 5, o clima está mais seco e com baixa umidade do ar. Diante disso, o governo municipal intensificou ações de atendimento às pessoas em situação de rua.  Neste final de semana, por exemplo, uma equipe da secretaria de Trabalho e Ação Social fez rondas noturnas em Araguari.

Foram distribuídos cobertores e alimentos durante as rondas em vários pontos da cidade

Foram distribuídos cobertores e alimentos durante as rondas em vários pontos da cidade

 

De acordo com a secretária Eunice Mendes, houve um diagnóstico para verificar os principais pontos de permanência destas pessoas. “Juntamente com duas assistentes sociais, uma funcionária da secretaria e motorista, fomos até o Terminal Rodoviário Tancredo Neves; depois seguimos para o antigo Hospital da Rede Ferroviária, onde várias pessoas permanecem no período noturno, bem como, a praça dos Ferroviários e nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (Upa). Andamos pela cidade à procura das pessoas em situação de rua e oferecemos alimento e cobertores. Estamos intensificando o trabalho de acolhimento que tem sido satisfatório, pois, os resultados são bons.”

Nas rondas, alguns cidadãos também foram encaminhados ao Albergue Municipal, onde é disponibilizada higienização, café da manhã e jantar. O local também recebeu cobertores e pratos quentes, para oferecer às pessoas que recorrem à unidade. Apesar da existência de locais de apoio em Araguari, segundo Eunice Mendes, muitas pessoas ainda se recusam a receber esse tipo de ajuda. Na Casa de Davi, por exemplo, as pessoas contam com todo atendimento necessário e podem permanecer por até seis meses, entretanto, muitos deles ainda preferem as ruas.

“Existe um termo de fomento e acordo de cooperação onde os moradores em situação de rua são acolhidos, recebendo apoio e ajuda na reconstrução dos vínculos familiares até seu retorno ao lar, pois em se tratando de pessoas em situação de rua, em sua maioria são araguarinos que tiveram vínculos familiares rompidos e usam da mendicância para sobrevivência e ou como complemento de algum benefício existente.”

As rondas noturnas para efetivação deste serviço também acontecerão durante a semana, incluindonos períodos da tarde. No ato da abordagem são colhidas informações da pessoa em situação de rua, pois, em diversos casos são dependentes químicos, sendo necessário um trabalho em rede com a secretaria de Políticas Sobre Drogas, especializada para estes casos.

“Também atendemos migrantes que neste final de semana, foram encaminhados para suas cidades e pessoas usuárias de substâncias ilícitas foram orientadas. Um deles aceitou ir para a casa de recuperação, além disso, conseguimos atendimento médico para um homem conhecido por Tiago, que permanece nas proximidades do Rosário. Notificamos o Ministério Público e conseguimos atendimento médico na ala psiquiátrica da Santa Casa. Acredito que nesta semana ele seja encaminhado para tratamento,” ressaltou a secretária.

Em casos específicos o trabalho é efetivado em rede com o apoio do Caps, CAD, Upa, secretaria de Políticas Sobre Drogas, SINE e Conselho Tutelar. Para a secretária “o trabalho é árduo, pois não basta apenas a aplicação das políticas públicas, mas também do querer do cidadão de sair desta condição de falta de perspectiva do futuro e falta da autoestima. Dentro das possibilidades estamos desenvolvendo este trabalho e continuaremos no sentido de resgatar vidas, famílias, mesmo diante das dificuldades e da negativa de muitos nesta situação e que não almejam mudança.” Em Uberlândia, a prefeitura abriu 150 vagas em três abrigos para os moradores em situação de rua, neste período mais frio. Segundo o município, de sexta-feira, 5, para sábado, 6, foram acolhidas 12 pessoas.

1 Comentário

  1. O Federal ( Metodologia Americana ) disse:

    ARAGUARI NAO TEM SAUDE
    ARAGUARI NAO TEM TRANSITO SEGURO
    ARAGUARI NAO TEM TERMINAL
    ARAGUARI NAO TEM SHOPPING
    ARAGUARI NAO TEM OPCOES DE LAZER PARA A JUVENTUDE
    ARAGUARI NAO TEM PRONTO SOCORRO
    ARAGUARI NAO TEM SEMAFORO NA AVENIDA BAHIA E NEM GUARDAS PARA SINALIZAR O LOCAL
    ARAGUARI NAO TEM PROJETOS DE RECAPEAMENTO NAS PRINCIPAIS RUAS DA CIDADES
    MAS TEM SIM A POLICIA MILITAR com MAIS DE 90 VIATURAS TRABALHANDO PARA O POVO .
    PARABENS AOS RESPONSAVEIS PELA ESSA CONQUISTA .
    E QUE VENHA O PROXIMO CIRCO PARA FAZER ALEGRIA .

Deixe seu comentário: