Contribuintes têm até o dia 15 de julho para efetuarem o pagamento da quarta parcela do IPTU
ter, 2 de julho de 2019 05:57por Laura Alvarenga
Entregues nos meses de março e abril, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referentes ao exercício financeiro de 2019 estão em posse dos contribuintes. O imposto pode ser pago em duas maneiras, sendo a primeira em parcela única que deve ter sido paga até o dia 15 de abril de 2019, e a segunda por meio de parcelamento em até oito meses, com data de vencimento fixa para o dia 15 de cada mês.

38% dos araguarinos estão inadimplentes com o IPTU
A quarta parcela do imposto vence no próximo dia 15 de julho, com previsão de quitação de todas as parcelas até o mês de novembro. Em Araguari, a prefeitura disponibilizou a retirada da via online, tanto do IPTU quanto do ISS. O acesso pode ser feito através do site www.araguari.mg.gov.br, no ícone do Portal do Cidadão.
De acordo com o secretário de Fazenda, José Ricardo Resende de Oliveira, no que se refere aos pagamentos dos meses anteriores, o município registrou uma taxa de recebimento de 62% no mês de abril, em maio esse número aumentou para 72%, e em junho os registros apresentaram uma leve queda para 61%.
O secretário afirmou que todos os dias há recebimento de IPTU, sejam pagamentos adiantados, ou, até mesmo, as parcelas em atraso. Os índices de recebimento relativos os meses de abril, maio e junho apontam os pagamentos efetuados durante o decorrer de todo o mês, especialmente na época de vencimento do carnê.
Em caso de atraso, é gerada uma multa automática no ato do pagamento. Até o momento, o município registrou 38% de inadimplentes no IPTU; essas pessoas podem procurar o departamento de Tributação para retirar uma nova via das parcelas atrasadas para legalizar a situação. José Ricardo ressaltou que os inadimplentes também podem quitar as dívidas atrasadas parceladamente. O setor de Tributação está disponível para esclarecer qualquer dúvida sobre o assunto e fornece atendimento ininterrupto das 7 às 18h, de segunda a sexta-feira.
O secretário de Fazenda aproveitou a ocasião para agradecer às pessoas que estão fazendo a devolução para o município, pois, “esse dinheiro é uma das fontes para o pagamento dos salários dos servidores e também é utilizado para fazer as melhorias na cidade, e o prefeito usa de maneira correta”. Como exemplo de utilização da arrecadação do IPTU, José Ricardo citou as obras de tapa-buracos e asfaltamento de vias públicas.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
