Aulas de simulador não serão obrigatórias para obter CNH
sáb, 15 de junho de 2019 05:38por Laura Alvarenga
Uma medida aprovada e publicada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, nesta quinta-feira, 13, dispensa a obrigatoriedade das aulas de simuladores para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão foi tomada durante a primeira reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que também determinou que o número das aulas práticas para a habilitação da categoria B diminuísse de 25 para 20 horas.
Segundo o ministro Tarcísio Freitas, não há comprovação de eficácia nas aulas de simulador. O ministro também afirmou que existem vários países ao redor do mundo onde o uso do aparelho durante as aulas não é obrigatório e, que, inclusive, apontam excelentes níveis de segurança no trânsito.
De acordo com a medida, as autoescolas terão o prazo de 90 dias para implementarem a nova regra na grade curricular. Sendo assim, será exigido que o condutor realize apenas 20 horas de aulas práticas. Se o aluno optar pelas aulas de simulador antes de ir para as ruas, o mesmo terá que completar no mínimo 15 horas de aulas práticas e cinco horas no equipamento.
O ministro ressaltou que esta decisão era discutida há algum tempo, e agora, após determinação, o uso dos simuladores durante as aulas de habilitação, passa a ser facultativo. “Se ele julgar necessário, que aquilo é importante para a sua formação, que não está seguro de sair para aula prática, poderá fazer. Se não quiser, ele não terá que fazer a aula de simulador”.
A medida prevê a redução nos valores apresentados pelas autoescolas para a obtenção da habilitação. A previsão é que uma média de 15% a menos sejam cobrados pelos centros de formação de condutores, direcionados à condução de todos os tipos de carteiras de habilitação.
A redação da Gazeta do Triângulo tentou entrar em contato com as autoescolas registradas no município com o objetivo de averiguar o reflexo no valor cobrado na obtenção da CNH a partir do momento que a medida for válida – após o prazo de 90 dias – mas não conseguiu retorno de nenhum instrutor ou proprietário.
3 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Em Araguari há a necessidade de simulador de uma coisa que deveria vir de berço, educação.
Cidade de motoristas completamente desprovidos de e respeito, um conjunto de “jumentos” no trânsito.
Não vi ainda nenhum veículo automotivo respeitando as motos e seus condutores, pedestres e principalmente deles o seleto grupo de idosos que possuem uma certa mobilidade reduzida cuja condição não é respeitada
Me desculpe Douglas mas o tem de motoqueiro sem educação e respeito também nem se fala.