Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Aulas de simulador não serão obrigatórias para obter CNH

sáb, 15 de junho de 2019 05:38

por Laura Alvarenga

Uma medida aprovada e publicada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, nesta quinta-feira, 13, dispensa a obrigatoriedade das aulas de simuladores para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão foi tomada durante a primeira reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que também determinou que o número das aulas práticas para a habilitação da categoria B diminuísse de 25 para 20 horas.

Condutor poderá optar se quer ou não realizar as aulas no simulador

Condutor poderá optar se quer ou não realizar as aulas no simulador

 

Segundo o ministro Tarcísio Freitas, não há comprovação de eficácia nas aulas de simulador. O ministro também afirmou que existem vários países ao redor do mundo onde o uso do aparelho durante as aulas não é obrigatório e, que, inclusive, apontam excelentes níveis de segurança no trânsito.

De acordo com a medida, as autoescolas terão o prazo de 90 dias para implementarem a nova regra na grade curricular. Sendo assim, será exigido que o condutor realize apenas 20 horas de aulas práticas. Se o aluno optar pelas aulas de simulador antes de ir para as ruas, o mesmo terá que completar no mínimo 15 horas de aulas práticas e cinco horas no equipamento.

O ministro ressaltou que esta decisão era discutida há algum tempo, e agora, após determinação, o uso dos simuladores durante as aulas de habilitação, passa a ser facultativo. “Se ele julgar necessário, que aquilo é importante para a sua formação, que não está seguro de sair para aula prática, poderá fazer. Se não quiser, ele não terá que fazer a aula de simulador”.

A medida prevê a redução nos valores apresentados pelas autoescolas para a obtenção da habilitação. A previsão é que uma média de 15% a menos sejam cobrados pelos centros de formação de condutores, direcionados à condução de todos os tipos de carteiras de habilitação.

A redação da Gazeta do Triângulo tentou entrar em contato com as autoescolas registradas no município com o objetivo de averiguar o reflexo no valor cobrado na obtenção da CNH a partir do momento que a medida for válida – após o prazo de 90 dias – mas não conseguiu retorno de nenhum instrutor ou proprietário.

3 Comentários

  1. Sílvio disse:

    Em Araguari há a necessidade de simulador de uma coisa que deveria vir de berço, educação.
    Cidade de motoristas completamente desprovidos de e respeito, um conjunto de “jumentos” no trânsito.

  2. Douglas Silva disse:

    Não vi ainda nenhum veículo automotivo respeitando as motos e seus condutores, pedestres e principalmente deles o seleto grupo de idosos que possuem uma certa mobilidade reduzida cuja condição não é respeitada

  3. Carlos disse:

    Me desculpe Douglas mas o tem de motoqueiro sem educação e respeito também nem se fala.

Deixe seu comentário: