Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Moradores relatam descarte irregular de lixo em bairros de Araguari

sáb, 18 de maio de 2019 05:36

Da Redação

A prática irregular de descarte de detritos continua sendo prática comum em Araguari. Várias partes do município são utilizadas desta maneira, como por exemplo, um terreno localizado na alameda Goiás, no bairro Independência. A situação tem causado transtornos aos moradores, que relatam problemas relacionados ao mau cheiro e a insegurança devido ao aparecimento de animais peçonhentos.

O problema vem causando transtornos em vários pontos da cidade que também passaram a receber lixo descartado irregularmente

O problema vem causando transtornos em vários pontos da cidade que também passaram a receber lixo descartado irregularmente

 

O problema está relacionado principalmente, aos restos de materiais de construção que são deixados por carroceiros e o descarte de animais mortos. “É preciso ficar sempre com as portas e janelas fechadas, porque não aguentamos o mau cheiro. A situação só vai piorando, pois, em várias ruas do bairro o mato está crescendo e atrapalhando a visão dos motoristas e deixando a cidade feia,” afirmou um morador.

Diante disso, a reportagem entrou em contato com o secretário de Serviços Urbanos, Cândido Costa Arruda; ele ressaltou ainda que, outros pontos estão enfrentandoo mesmo problema, o bairro Flamboyant, saída para o Fundão e também a zona rural entre os bairros Brasília e Maria Eugênia, local conhecido como ‘lixão’. Ele afirma que é obrigação da secretaria promover a limpeza em todos os pontos, mas, ressaltou que a preocupação da pasta quanto ao descarte de lixo de forma irregular como tem ocorrido. “Por mais que nossos fiscais façam o seu trabalho, algumas pessoas da comunidade ainda encontram maneiras de depositar o lixo nos locais e não tem consciência do problema que estão causando. Semanalmente estamos mobilizando os funcionários para fazer a limpeza nestes locais, mas peço o auxílio da comunidade para que possamos manter a limpeza nessas áreas.”

Em entrevista, ele ressaltou ainda que as URPVs (Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes) instaladas em seis pontos da cidade estão à disposição para receber entulho e tem o objetivo de dar fim a estas atividades ilegais“Estamos estudando uma maneira de coibir esta prática, mas geralmente as pessoas fazem o descarte em horários que não são possíveis de fazer o flagrante, mas ressalto que estamos acompanhando estas situações, a fim de punir os responsáveis.”

Indagado sobre a limpeza pública como varrição das ruas, manutenção em canteiros e em praças públicas, o secretário ressaltou que o serviço tem sido realizado pelos servidores com recursos próprios em pontos mais críticos do município, enquanto aguardam o resultado da licitação para execução do serviço. O termo de ratificação de julgamento dos recursos administrativos foi divulgado no Correio Oficial do Municipal na edição desta sexta-feira, 17, devendo as empresas ser notificadas nos próximos dias acerca da decisão. “Após o prazo estabelecido pela legislação referente ao processo licitatório, daremos a ordem de serviço para que seja executado o serviço, aí sim será intensificado, atendendo toda a cidade. Pedimos a compreensão da população, pois, estamos realizando esse processo de acordo com a lei para dar veracidade e transparência à licitação,” ponderou Cândido Arruda.

A secretaria de Serviços Urbanos também tem recebido denúncias e notificado os proprietários de terrenos devido à falta de manutenção. O secretário afirma que, aproximadamente 1.200 terrenos foram vistoriados e 90% dos proprietários notificados realizaram a limpeza dentro do prazo que é de 30 dias. Considera-se reincidente, aquele que, embora autuado, não providencie a regularização de seu terreno no prazo de trinta dias, contados da lavratura do primeiro auto de infração.

A manutenção também evita que as pessoas descartem o lixo de forma incorreta trazendo prejuízos ao proprietário e à vizinhança. “Quando há denúncias, a equipe de fiscalização da pasta é enviada ao local que constata a situação do terreno e notifica o proprietário. Caso o proprietário não limpe o local, nós encaminhamos a situação para o Departamento Jurídico e é feito um auto de infração.”

Serviços

Para o descarte de resíduos, a prefeitura por meio da secretaria de Serviços Urbanos disponibiliza as URPV’s – Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes, com atendimentos das 9 às 18h.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: