Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Munícipes de diversos bairros reclamam da falta de limpeza e manutenção de vias públicas

qui, 16 de maio de 2019 05:31

Da Redação

Os serviços de limpeza como varrição das ruas, manutenção em canteiros centrais e em praças públicas, continuam deixando a desejar em Araguari. Uma moradora do bairro Miranda, que preferiu não se identificar, ressaltou que a varrição não está ocorrendo como deveria, pois, os canteiros do bairro estão tomados pelo mato, a limpeza das ruas também não é feita. “Existem trechos onde o matagal impede a visão das placas de trânsito. É preocupante por conta dos acidentes que podem ocorrer no local.”

Moradores do município têm reclamado da falta de limpeza urbana como varrição das ruas

Moradores do município têm reclamado da falta de limpeza urbana como varrição das ruas

 

O problema vem causando transtornos em vários pontos da cidade que também passaram a receber lixo descartado irregularmente, como entulho e até carcaças de animais. Diante disso, a reportagem entrou em contato com secretário de Serviços Urbanos Cândido Arruda. De acordo com ele, a gestão municipal realizou a licitação para execução do serviço no dia 24 de abril, quando nove empresas sinalizaram interesse em executar o serviço. Após alguns impasses no processo, a pasta aguarda o prazo para recurso.

A informação também foi confirmada pela secretária de Administração Thereza Christina Griep; ela afirmou que os prazos de licitação são regidos por legislação própria, por meio da Lei 8.666. “Somente após esse prazo poderemos dar ordem de serviço para que seja executado o serviço. Estamos realizando esse processo de acordo com a lei para dar veracidade e transparência à licitação,” ponderou Cândido Arruda.

Os serviços de limpeza no município forma paralisados no dia 1° de dezembro, sendo retomados de forma emergencial pelo prazo máximo de até 90 dias. Enquanto isso, ações paliativas estão sendo executadas na cidade. Conforme ressaltou, o cronograma de atividades está contemplando os pontos mais críticos do município. Ações de limpeza foram feitas nas proximidades do Bosque municipal, em praças, em locais onde são descartados lixos de forma irregular e pontos informados pelos munícipes.

O secretário afirma que a forma incorreta de as pessoas descartarem o lixo nos bairros também tem gerado problemas. “Informamos à população que existem locais específicos para que esse lixo seja descartado. Assim que concluirmos a licitação, o trabalho será contínuo e vai abranger todos os bairros da cidade.”

Ainda segundo Cândido Arruda, os proprietários dos terrenos abandonados também devem realizar a devida manutenção. “Os proprietários que não fazem a limpeza dos lotes podem ser notificados. Caso não cumpram no prazo, a secretaria realizará a manutenção, fará o orçamento e o valor será lançado na dívida ativa do cidadão”.

A medida está prevista na Lei 1638 do Código de Postura do município, uma vez que a limpeza é de responsabilidades dos proprietários e o não cumprimento da lei pode gerar multa que varia entre 20 e 60% do salário mínimo.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: