Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Centro Administrativo será construído em Araguari

ter, 7 de maio de 2019 05:40

Da Redação

Economia com aluguéis de prédios é um dos motivos para a execução do empreendimento

Na tarde de ontem, 6, autoridades municipais, servidores e convidados participaram da apresentação do projeto arquitetônico para a construção do Centro Administrativo de Araguari. O evento promovido pela secretaria de Administração aconteceu no auditório da Superintendência de Água e Esgoto (SAE).

Projeto foi apresentado na tarde de ontem, no auditório da SAE

Projeto foi apresentado na tarde de ontem, no auditório da SAE

 

A iniciativa da gestão municipal atende a um requerimento do vereador Warley Ferreira de Moraes (PMB) apresentado em meados de abril de 2018. A matéria foi reencaminhada à Câmara Municipal em fevereiro de 2019. Em sua solicitação, o edil propõe ao Executivo, a possibilidade de construir em Araguari um centro administrativo, visando reunir em um só local vários órgãos da administração pública. De acordo com ele, a medida pretende ainda ser uma solução para o período de crise vivenciado não só por Araguari, mas todas as cidades da região.

“Há dois anos estamos fazendo gestão junto ao prefeito Marcos Coelho. Realizamos estudos importantes e apresentei dados sobre os gastos do município e a importância da redução de custos para o desenvolvimento da cidade. Conforme levantamento, os gastos com aluguéis de prédios, para a disponibilidade de serviços, o combustível utilizado, comunicação através da rede de telefonia e internet, dentre outros materiais necessários para o pleno funcionamento das unidades, chegam a custar ao município em torno de R$ 200 mil mensais, que poderiam ser utilizados em outros setores, como por exemplo, a educação, saúde e políticas públicas voltadas à juventude.”

Centro Administrativo de Araguari

Centro Administrativo de Araguari

 

Ainda segundo ressaltou, transferir toda a logística para um único local beneficiaria não só a administração pública, mas principalmente o contribuinte. “Uma única estrutura física reduziria significativamente os gastos e contribuiria para uma interação mais rápida entre os órgãos da administração, favorecendo diretamente aqueles que buscam as diversas esferas do poder público para solucionar seus problemas de forma mais acessível.”

Segundo o projeto apresentado pelos arquitetos Fabrício Gandour e Mariantônia Póvoa, o Centro será edificado no bairro Industrial em uma área de 10 mil m², localizada nas proximidades da SAE. O empreendimento contará com cerca de 4.050m² de área construída e abrigará 14 secretarias, um auditório, duas salas de reuniões, refeitório e praça de convivência.

Conforme ressaltou a secretária de Administração Thereza Christina Griep, por meio da construção a expectativa é de que a prefeitura economize em torno de  R$185 mil em aluguel de prédios. “Além da economia, a intenção é melhorar os serviços oferecidos aos araguarinos e dar melhores condições de trabalho aos servidores da administração municipal.”

Através desta mobilização, o prefeito Marcos Coelho afirmou que está sendo criada uma nova vertente para o desenvolvimento da cidade. Para ele, a construção pretende ainda possibilitar que a estrutura do município comporte 500 mil habitantes, levando em consideração que Araguari está se desenvolvendo constantemente.

5 Comentários

  1. José Luiz Ferreira disse:

    Esse centro administrativo está completamente fora de questão, pois já existe o Palácio dos Ferroviários, reformado para este fim, idéia descabida deste vereador, a cidade tem outras prioridades, os canteiro das avenida estão parecendo uma fazenda a brachiara cobrindo tudo, as ruas s´tem buracos. Não concordo com esta idéia.

  2. Janis Peters Grants disse:

    Cópia de mensagem em Grupo de Rede Social, já confirmada a devida CIÊNCIA do DESTINATÁRIO.

    (…)
    Prezado Marcos Coelho de Carvalho, Exmo. Sr. PREFEITO do Município de ARAGUARI-MG, ou Assessoria autorizada a representá-lo em PERFIL DE REDE SOCIAL, o Administrador e o Moderador do Grupo Observatório de Araguari agradecem sua participação nos comentários e conteúdos elaborados por Munícipes, sempre focando RESPEITOSAMENTE, fatos, contextos, e circunstâncias pertinentes à Gestão Pública, sob prisma do CONTROLE SOCIAL.

    É FATO NOTÓRIO, que as PRIORIDADES da Gestão pela qual lida como CHEFE do EXECUTIVO, divergem sobremaneira à REAL DEMANDA dos Cidadãos de Araguari, como pode-se avaliar, nos feedbacks em diversos Tópicos aqui neste Grupo.

    Convive-se com um portfólio estarrecedor:

    – O Hospital Municipal, o maior e mais bem sucedido GOLPE na Gestão Pública da Comarca de Araguari – até este momento, sem “suspeitos”, sem “responsáveis”, sem culpados, MARCO INSERVÍVEL em Obra Pública na Comarca, no Estado, no País;

    – O Ginásio Poliesportivo, verdadeiro SUMIDOURO DE DINHEIRO. Gols e cestas, pontuações negativas, certeiras;

    – O Aeroporto, ou Aeródromo, cuja logística deliberada à INUTILIZAÇÃO e INTERDIÇÃO, demonstra o absoluto descompromisso da Gestão Pública Municipal com grandes Empreendedores, e fato é, recentes notícias envolvendo a Duratex. Geração de empregos, que voem;

    – O CORREDOR TURÍSTICO, a maneira mais rápida de CORRER com turistas de São Paulo a Caldas Novas, quando passando por Araguari. Li ontem, que o grande parceiro IMEPAC, assumirá esta “revitalização”;

    – O CORREDOR da SAÚDE, sem sombra de dúvidas, uma obra necessária para o futuro de Araguari, desde que, o cruzamento entre a Av. Minas Gerais e a Av. Teodolino não seja A CRUZ DOS ARAGUARINOS. Justificam esta obra, neste momento, como prioridade à “saúde” dos cidadãos… enquanto temos bairros inteiros alagados, com falhas grosseiras em projetos de drenagem. Um Engenheiro compraria uma casa, onde a rua alaga ao ponto de invadir o imóvel ?! NUNCA, né ?! – JAMAIS.

    – E agora, O PAÇO.

    Não queremos CENTRO ADMINISTRATIVO. Queremos uma ADMINISTRAÇÃO CENTRADA.

    Realmente, a harmonia, a sintonia entre Munícipes e Representantes no Executivo e no Legistativo, são IMPACtantes.

    Mais dois anos ao SEU MANDATO, totalizando SEIS ANOS, é pouco.

    Sugiro que, desde já, TRABALHEM FOCANDO sua REELEIÇÃO.

    – Que tal começarmos a REVISAR com SERIEDADE, pelo primeiro item enumerado como PORTFÓLIO neste Tópico?!

    Saudações,
    Janis Peters Grants.

    INCITADOR e DISSEMINADOR do CONTROLE SOCIAL, por obrigação.

    PS: Antes que me acusem do meu ÚNICO CRIME, estou sim, ausente de Araguari, domiciliado em outro local, temporariamente, por motivos de força maior.
    (…)

  3. Anônimo disse:

    Seria até bom ocupar aquele espaço ocioso da SAE para colocar os órgãos da prefeitura que ficam esparramados para tudo quanto é lugar e ainda pagando aluguéis caríssimos com casas velhas e estragadas . Só que primeiro tem que resolver os que estão parados como: o ginásio e outros de primeira necessidade que estão preocupando a população. O projeto dele é ótimo, só que no momento existem outras prioridades. Toda cidade deveria ter esse centro administrativo. Tem que fazer uma coisa de cada vez. Agora tem que focar é no ginásio.

  4. Anônimo disse:

    Isso é algo que já deveria existir a décadas. Tem cidades aqui perto que já tem esse centro. Araguari é meio retrograda. O palácio deveria virar um museu para visitação. Só que tem que ser um projeto que valha para sempre. Uma coisa de cada vez e primeiro tem que resolver os que estão parados.

  5. Junior disse:

    Prezado vereador Warley Maravilha já que o projeto tem seu requerimento, poderia nos informar aqui o valor estimado para construção do CENTRO ADMINISTRATIVO? qual impacto financeiro para o município a curto, médio e longo prazo?

    (Mensagem enviada ao vereador via rede social)

Deixe seu comentário: