Casais regularizam união durante mutirão de audiências de conversão em Araguari
qui, 11 de abril de 2019 05:26por Samara Arruda
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (CEJUSC) promove em Araguari, a segunda edição do mutirão de audiências para conversão de união estável em casamento. A iniciativa é voltada para casais que não possuem condições financeiras de regularizar o estado civil.
Para participar, um dos pré-requisitos é a comprovação da união estável.
Diante disso, na quarta-feira 10, a equipe deu início às audiências de conversão, que se estendem aos próximos dias. Durante este período, os casais devem comparecer ao CEJUSC, acompanhados de suas testemunhas.
De acordo com a juíza coordenadora do Centro Judiciário, Ana Régia Santos Chagas, este ano a ação contemplará 63 casais que se cadastraram previamente, junto à instituição. “Os casais apresentaram a documentação necessária e, o próximo passo é a participação na audiência. Com a presença de suas testemunhas, será feita a comprovação da união estável e posteriormente, toda a documentação será encaminhada ao Cartório de Registro Civil que é responsável pela confecção das Certidões de Casamento de forma gratuita.”
O processo será finalizado no dia 16 de maio, quando acontecerá uma cerimônia com a presença dos casais que oficializaram a união. O evento acontece a partir das 13h, no Pica Pau Country Club. Segundo pontuou, por meio de parcerias com instituições do município, será possível efetuar a entrega das certidões durante um momento especial, com a finalidade de fortalecer os vínculos familiares.
Sobre a importância do mutirão, a magistrada ressaltou que a conversão da união estável em casamento evita a judicialização do processo, além de facilitar o acesso desses casais aos serviços públicos. A medida também é um direito no cumprimento ao Serviço de Fortalecimento de Vínculos da Política SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
“Por meio da regularização perante o juízo civil, facilitamos a resolução de outras situações, principalmente quanto às questões previdenciárias, ou ainda relacionadas aos direitos sucessórios. Com a conversão, a data é retroagida ao primeiro dia em que o casal começou a viver em união estável, atendendo às necessidades dessas pessoas.”
O mutirão conta ainda com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que também disponibilizou advogados para participarem das audiências; o Ministério Público, Defensoria Pública, o Cartório de Registro Civil, além da secretaria de Trabalho e Ação Social que recebeu os documentos através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac) também está auxiliando na organização da cerimônia.
“Ressalto ainda que todo este processo contou com o apoio e a dedicação da equipe do CEJUSC. Agradeço à todos os envolvidos, que se comprometeram com o projeto e estão realizando um mutirão tranquilo e com resultados positivos,” afirmou.
A primeira edição do mutirão de audiências para conversão de união estável em casamento, no município, aconteceu em meados de novembro. Na oportunidade foram recebidas 88 inscrições com toda a documentação e regularizadas 70 uniões.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...