Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Formatura é promovida no Batalhão Mauá em alusão ao Dia da Arma de Engenharia

qui, 11 de abril de 2019 05:22

Da Redação

Nesta semana, o 2° Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá está comemorando a Semana da Engenharia por meio de várias atividades dentre elas: culto ecumênico, competição esportiva e formatura.

Na manhã dessa quarta-feira, 10, a unidade promoveu evento em comemoração ao Dia da Arma de Engenharia com o objetivo de reverenciar a figura do patrono do Batalhão Mauá, tenente-coronel João Carlos de Villagran Cabrita.

Data foi comemorada por meio da participação da tropa

Data foi comemorada por meio da participação da tropa

 

Inicialmente, a comunidade presente no evento foi convidada a observar e escutar o apito da locomotiva Rio Negro que está localizada em lugar de destaque em frente ao batalhão, representando a história da unidade.

Trata-se da primeira locomotiva adquirida pelo batalhão, e chegou à sede da unidade em Rio Negro, estado do Paraná, no dia 29 de julho de 1939, transportando civis e militares para a solenidade do primeiro aniversário do Batalhão Mauá.

Ao iniciar a fala direcionada aos convidados, o comandante do Batalhão Mauá, tenente-coronel Helton Fernandes de Andrade, contextualizou a respeito da história, que resultou na comemoração do Dia da Arma de Engenharia. “No dia 10 de abril de 1966, há 153 anos, o tenente-coronel João Carlos de Villagran Cabrita era ferido mortalmente por uma granada de artilharia durante o cumprimento do dever. Com muita coragem e determinação sustentou a batalha por horas vencendo o inimigo; como herói entregou sua vida deixando o seu legado a todos os engenheiros que prosseguiram na guerra e para aqueles que até os dias de hoje, comemoram seus feitos com orgulho e admiração. A coragem de Cabrita inspira os engenheiros de norte a sul do país a participarem de missões de combate e de construção, contribuindo para o desenvolvimento do país”, destacou.

Uma das atividades realizadas durante a formatura foi a entrega aos  recrutas de chapéus, os quais além de ser uma peça de uniforme é o símbolo do legado de Villagran Cabrita, representando coragem, persistência e dedicação. “Parabéns a todos os engenheiros de ontem, de hoje e de sempre”, finalizou o comandante.

Estiveram presentes na formatura o comandante do Batalhão Mauá nos anos de 1988 e 1991, Coronel Jaime Jorge Filho; presidente da Câmara Municipal, Wesley Lucas de Mendonça (PPS); Marco Antônio Socreppa, vice-reitor da Unitri (Centro Universitário do Triângulo); Eduardo Luiz da Mata Gonçalves, delegado regional da Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra); Marcio Borges, professor do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra; Nayara Franco, presidente 47ª Subseção da Ordem dos Advogados – OAB Mulher; Rafael Guedes, presidente da Faec (Fundação Araguarina de Educação e Cultura); João Araújo, comendador e amigo do Batalhão Mauá e tenente Dornelas, representando o 53° Batalhão de Polícia Militar.

Semana do Exército

Na próxima semana, entre os dias 15 e 18 de abril, o 2º Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá, realizará diversas atividades em alusão ao Dia do Exército, comemorado em 19 de abril. Na terça-feira, 16, das 9 às 17h, a unidade promoverá exposição de equipamentos e viaturas que normalmente são utilizados nos diversos destacamentos com o intuito de atender obras sob sua responsabilidade, com portões abertos para toda a comunidade araguarina.

Na quarta-feira, 17, às 16h, será realizada a solenidade alusiva ao Dia do Exército, rememorando os feitos históricos da Batalha de Guararapes em 1648, onde brancos, negros e índios se uniram para expulsar o invasor estrangeiro, dando origem ao Exército. Na solenidade será entregue a Medalha Exército Brasileiro a personalidades do município.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: