Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Estudante de enfermagem se desdobra para representar Araguari em campeonato nacional de fisiculturismo

sáb, 23 de março de 2019 05:58

por Luiz Muílla

Ana Paula Santos não esconde a ansiedade por conta da sua participação no campeonato da Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (IFBB Brasil), na categoria Wellness, domingo da próxima semana, no teatro Madre Esperança Garrido, em Goiânia/GO.

Ana participou pela primeira vez em Uberlândia, em dezembro

Ana participou pela primeira vez em Uberlândia, em dezembro4

“O coração está a mil, por se um campeonato maior, realizado por uma federação conhecida no Brasil e no exterior. É uma grande oportunidade de crescer no fisiculturismo. Cada vez é um desafio novo”, contou a estudante de enfermagem.

A representante de Araguari se desdobra para correr atrás dos seus objetivos. Seu dia começa por volta de 6h e termina por volta de meia noite, dividido entre treinamentos, curso, família e trabalho. “É o que eu quero, o que escolhi, então tenho que me desdobrar, mas vai dar tudo certo” ressaltou.

A atleta tem oito anos de atividade física, mas iniciou nas competições somente em dezembro de 2018, terminando na terceira colocação, em Uberlândia. O resultado foi um incentivo para continuar competindo.

Nessa semana começou a fazer o processo de hidratação e desidratação, adequação primordial para fazer bonito em sua categoria. “Quero agradecer o apoio da milha filha, das empresas e parceiros que acreditam no meu potencial. Tenho certeza que estou fazendo o meu melhor pela minha carreira e por todos que confiam no meu trabalho”.

Ana Paula, 33 anos, citou uma frase que gosta muito: “Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo”.

FIQUE POR DENTRO

A categoria Wellness é voltada para mulheres que pensam em desenvolver o corpo e alcançar um padrão de baixa gordura e medidas proporcionais, com curvas e traços femininos.

É uma categoria que foi introduzida em competições no Brasil a partir de 2005 e sempre chamou tanto a atenção do público como a de potenciais competidoras, se tornando uma das mais buscadas no fisiculturismo feminino.

A palavra Wellness pode ser traduzida como “bem-estar” para o português. A ideia aqui é cuidar do corpo sem exageros, mantendo uma silhueta com cintura fina e os membros inferiores levemente desproporcionais em relação ao tronco.

Mas isso não quer dizer que o trabalho de quem compete na categoria Wellness é fácil: além de ser preciso uma dieta e treinos regulares, para disputar campeonatos é necessário se atentar a diversos outros critérios, como beleza facial, maquiagem, cabelo e preservação da feminilidade.

Existem duas principais razões que justificam a popularidade da Wellness entre as fisiculturistas. A primeira delas é o público maior: por não forçar o corpo para volumes musculosos que fogem do padrão de beleza feminino imposto pela sociedade, a aparência das atletas dessa modalidade é esteticamente melhor aceita e cativa mais pessoas.

Essa audiência maior faz com que muitas atletas busquem a wellness pela visibilidade ampliada.

E a segunda razão é que em outras categorias de fisiculturismo é preciso atingir uma proporção de membros superiores e inferiores que é menos natural para a anatomia feminina padrão. Na Wellness, o desenvolvimento de coxas e glúteos é mais valorizado e muitas mulheres treinam com o objetivo de aprimorar a região.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: