Isenção de ICMS para compra de veículos para transporte escolar é discutida na ALMG
qui, 14 de março de 2019 05:27Da Redação
A incidência tributária existente na aquisição de veículos automotores para uso no transporte escolar tem sido uma das preocupações do deputado estadual Raul Belém (PSC). O assunto foi pauta de reunião promovida na terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Em seu gabinete, o deputado recebeu o presidente da Cooperativa de Transporte Escolar e de Pessoal de Minas Gerais (CTESPMG), Sérgio Luís Duarte Fernandes. Na ocasião, ambos discutiram o Projeto de Lei que dispõe sobre a não incidência tributária – ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para a compra de veículos que prestam o serviço.
A matéria de autoria do parlamentar foi apresentada no plenário da Assembleia Legislativa no dia 1º de março. Pela proposta, ficam isentos da cobrança do ICMS o transportador que exerça a atividade de transporte escolar em veículo de sua propriedade, devidamente regulamentado pela autoridade competente, que utilize o veículo exclusivamente na atividade de transporte escolar. O texto destaca, ainda, a aquisição de veículos dentro do estado de Minas Gerais.
De acordo com Raul Belém, o Brasil é um país sazonal contando com uma das maiores malhas rodoviárias do mundo e, nesse contexto, o transporte escolar se presta a garantir a segurança de crianças e adolescentes, e trazer tranquilidade aos pais ao possibilitar o acesso de estudantes às escolas de todos os níveis de ensino em todo o Brasil.
“Estamos buscando trazer benefícios parecidos com aqueles oferecidos aos proprietários de locadoras de veículos, motoristas de táxi e algumas pessoas físicas com necessidades especiais. A isenção do ICMS facilitará a aquisição de veículos novos pelos motoristas responsáveis pelo transporte de estudantes, permitindo a renovação da frota e, consequentemente, a melhoria da segurança dos usuários,” afirmou o parlamentar.
O presidente da Cooperativa de Transporte Escolar, por sua vez, comemorou a iniciativa. “Com este benefício, nós, transportadores escolares iremos proporcionar um serviço de qualidade, visando conforto e segurança para nossas crianças,” ressaltou Sérgio Luís Duarte Fernandes.
O projeto de lei seguirá para as votações e trâmite na Assembléia Legislativa. Vale destacar também que este benefício é concedido há anos aos taxistas em todo o país. O deputado participou ainda da cerimônia que promulgou a Emenda à Constituição 99, de 2019. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13. A proposição estabelece a obrigação de os secretários de Estado prestarem contas quadrimestralmente na Assembleia Legislativa ou sempre que forem convocados para tais atos. Segundo Raul Belém, a emenda é benéfica e irá ajudar o poder Legislativo a fiscalizar o poder Executivo em prol de Minas Gerais.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025 seg, 23 de dezembro de 2024
- Setor vitivinícola reforça o “brinde legal” em combate ao mercado ilegal de vinhos e espumantes seg, 23 de dezembro de 2024
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...