Levantamento preliminar sobre número de habitantes em Araguari diverge de estimativa do IBGE
qua, 20 de fevereiro de 2019 05:31por Mel Soares
Estatística do instituto tem dificultado conquistas na área jurídica
Na semana passada, a reportagem do Gazeta do Triângulo acompanhou a audiência pública realizada pela mesa diretora da Câmara Municipal cujo intuito foi o de buscar alternativa para a conquista da elevação da Comarca de Araguari – Fórum Dr. “Osvaldo Pieruccetti”, em entrância especial.

Reunião sobre o assunto foi promovida na manhã dessa terça-feira
Conforme informações da juíza e diretora do Foro, Juliana Faleiro de Lacerda Ventura, um dos empecilhos que o Município enfrenta para conseguir tal elevação junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais é relativo ao número de habitantes, que conforme estimativa do IBGE, é de pouco mais de 116 mil. A Comarca de entrância especial seria aquela que possui cinco ou mais varas, incluindo os juizados especiais, atendendo a uma população igual ou superior a 130 mil habitantes.
Na audiência estiveram presentes os representantes do Cartório Eleitoral, SAE (Superintendência de Água e Esgoto) e Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), os quais se prontificaram a formalizar os dados para posterior pesquisa oficial.
Nessa terça-feira, 19, o presidente do Legislativo, Wesley Lucas de Mendonça (PPS), esteve em reunião, que contou com a presença da mesa diretora do Legislativo, da juíza e diretora do foro e de representantes do Executivo. Nesta reunião, as autoridades receberam e divulgaram os dados que foram apresentados pelos representantes do Cartório, Cemig e SAE.
Conforme dados da Cemig, Araguari possui 52.689 ligações de energia elétrica sendo 44.257 em residências e as demais, em indústrias, comércios e área rural. Os cálculos da SAE apontam que são 44.290 contas cadastradas e levando em conta que existam em média três moradores em cada residência, a soma ultrapassa 132 mil habitantes.
Informações também foram divulgadas por meio da 16ª Zona Eleitoral que possui 96.407 cadastrados sendo 4.865 residentes em Indianópolis.
Segundo o presidente da Câmara, os documentos contendo todos os dados foram encaminhados a equipe de estatística do Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) que fará o levantamento sobre o número de habitantes em Araguari de forma gratuita. “Conforme combinado o levantamento será entregue pelo Imepac no dia 4 de abril”, disse Wesley Lucas.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

conheço residência aqui em Araguari que tem dez pessoas morando, fora as pessoas que estam mudando para a cidade oriunda do nordeste, principalmente do estado do Ceará. Creio Eu que Araguari já ultrapassa de 150.000 cento e cinquenta mil habitantes