Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura aguarda recurso para promover repasse a Missão Sal da Terra

ter, 22 de janeiro de 2019 05:36

Da Redação

Greve chegou a ser anunciada, mas serviços na UPA não foram paralisados

Na última quinta-feira, 17, os funcionários da Missão Sal da Terra, instituição responsável pela gestão da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) estiveram unidos para manifestar a indignação referente a falta de pagamento salarial do mês de dezembro, que teria de ser feita até o 5° dia útil deste mês.

Vereadores solicitam providências a representantes da UPA a respeito de atendimento realizado no local

Vereadores solicitam providências a representantes da UPA a respeito de atendimento realizado no local

 

No mesmo dia, a classe se reuniu com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde) quando ficou decidido que haveria uma greve, que teria início ontem, 21, caso o pagamento não fosse efetuado no fim de semana. Sendo assim, apenas 30% dos serviços estariam disponíveis. Conforme apurado pela reportagem, os trabalhadores não receberam o pagamento salarial, que depende de repasse da prefeitura no valor de aproximadamente R$ 600 mil.

Logo na manhã dessa segunda-feira, 21, os funcionários juntamente com o sindicato colocaram uma faixa na porta da UPA com a seguinte mensagem: “Nós, trabalhadores da UPA, estamos em greve”. Pouco tempo depois a faixa foi retirada e, segundo a Missão Sal da Terra, os serviços não foram paralisados.

Em nota, a Organização Social afirma que o atendimento à população não está sendo prejudicado. “A Missão Sal da Terra, empenhada no bom funcionamento da UPA de Araguari, informa que as escalas de atendimento da unidade continuam funcionando em ritmo normal. Reforça, ainda, que a Missão está em contato com o sindicato dos trabalhadores e aguarda o repasse da prefeitura de Araguari para a próxima terça-feira, 22.”

População está sendo atendida normalmente na UPA

População está sendo atendida normalmente na UPA

 

Nessa segunda-feira, a reportagem entrou em contato com o prefeito Marcos Coelho (MDB), que havia afirmado na semana passada que o repasse seria feito hoje. O chefe do Executivo disse que a prefeitura aguarda o valor referente ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para que o recurso seja direcionado a Missão Sal da Terra, que logo em seguida efetua o pagamento. “Estamos confiantes de que vai dar certo”, disse.

Serviço prestado na UPA

Na manhã dessa segunda-feira, 21, após uma série de denúncias em relação ao atendimento da UPA, a Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal recebeu no gabinete da presidência representantes da Organização Social Missão Sal da Terra.

Durante a reunião, os representantes da UPA anotaram as cobranças e irão fiscalizar a respeito de possíveis comportamentos inadequados de servidores, para que providências sejam tomadas.

Além disso, a direção da UPA revelou que vem realizando ações além de suas obrigações, uma vez que a cidade não tem ortopedia, e com isso, os pacientes permanecem internados na unidade. A direção relatou que este serviço de internação não está no contrato com o município, mas mesmo assim, tem sido mantido o paciente que aguarda a vaga, tanto na Santa Casa como no Hospital de Clínicas da UFU (Universidade Federal de Uberlândia).

Ao término da reunião, ficou acertado que a direção da UPA, Comissão Permanente e a secretaria de Saúde voltarão a se encontrar para alinhar as falhas e buscar solução para o encaminhamento de pacientes a unidades hospitalares como a Santa Casa de Misericórdia e UFU.

 

3 Comentários

  1. Cezar disse:

    Será que o Chefe do Executivo e os Vereadores estão com salários atrasados também?????

  2. Roberto disse:

    Pergunto porque uma OS de Uberlandia administra uma UPA de Araguari será que aqui não tem instituição competente para dirigir a UPA fica dificil para reclamar etc.

  3. Anônimo disse:

    Sal da Terra deve ser uma das igrejas que fazem parte das ramificações do Protestantismo e que existe no Brasil inteiro. Se a sede fica em Uberlândia eu não sei, geralmente costuma ficar nas capitais. Sabe porque ela administra Araguari, porque em se tratando de uma grande instituição, quanto mais longe for o nome da pessoa que contratou pode gerar uma enorme quantidade de votos. É algo de cunho politico,troca de favores. Já faz algum tempo que o pessoal que trabalha no Estado recebe com atraso e ainda picotado dia 13 e 28 se fôssemos ver isso todos os meses teria paralisação.
    Não ter emprego pra receber é bem pior.
    Nada haver a classe de políticos é uma, os outros são os outros.

Deixe seu comentário: