Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari assina convênio com órgão da Organização das Nações Unidas

sex, 14 de dezembro de 2018 05:04

Da Redação

Com o termo, Araguari passa a fazer parte da Campanha Mundial da UNISDR ‘Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando’

Ontem, 13, no final da tarde a prefeitura de Araguari assinou um Termo de Compromisso de adesão do Município de Araguari na Campanha Mundial ‘Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando’, do núcleo de Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR) da Organização das Nações Unidas (ONU). A assinatura aconteceu ao fim do 1º Seminário de Proteção de Defesa Civil, no anfiteatro da Câmara de Diligentes Lojistas (CDL) de Araguari.

Assinatura ocorreu durante o 1º Seminário de Proteção e Defesa Civil

Assinatura ocorreu durante o 1º Seminário de Proteção e Defesa Civil

 

A UNISDR é um segmento da ONU que trata de desastres ambientais ou tecnológicos, antrópicos. “Esse braço da ONU abriu uma campanha mundial das cidades resilientes, ou seja, aquelas cidades que vão se adaptando facilmente depois de um evento adverso. Então Araguari está inserida nessa campanha hoje, faz parte dessas cidades que estão se preparando para um evento adverso”.

Ao aderir à campanha, Araguari passa a ter diversos benefícios, como explica o sargento Júlio César Gomes Ribeiro, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). “A importância de Araguari estar se preparando para isso é que ela pode receber ajuda externa em relação à prevenção, mitigação, preparação antes de um desastre acontecer. A cidade passa a se tornar visível em um cenário mundial onde está se preparando para o caso de um desastre acontecer e para a prevenção dele”, coloca.

O sargento ressalta, ainda, a importância de uma cidade aderir ao Termo. “É nas cidades que ocorrem os desastres. Por meio de órgãos de Defesa Civil, podemos solicitar ao Estado intervenções de acordo com a necessidade percebida nos municípios”, diz durante palestra.

1º Seminário de Proteção e Defesa Civil

O evento ocorreu ontem durante a manhã e tarde na CDL. O simpósio conta com diversas palestras ministradas por membros da Defesa Civil e profissionais da área de climatologia. O objetivo, segundo o sargento BM, é preparar o CBMMG, membros da Defesa Civil a respeito do planejamento de prevenção, mitigação e plano de ações em caso de desastres. “Primeiro precisamos trazer informação sobre o clima da cidade de Araguari. Sabendo como funciona o clima do município, temos condições de nos preparar para um evento adverso, ou seja, um desastre. Então acho que primeiro é trazer essa informação tanto para a Defesa Civil, que está formada no município, quanto para a sociedade, as pessoas que estão visitando o seminário”.

Durante a manhã, os participantes conferiram as palestras, “Clima Urbano e Sistemas Atmosféricos – Produtos das condições de tempo em Araguari”, ministrada por Paulo César Mendes, professor de Climatologia na UFU; e “Ferramentas e tecnologias para análise e previsão das condições de tempo atmosférico para a cidade de Araguari (Capacitação Estação Meteorológica)”, ministrada por William César Borges e Eduardo Soares Leite, membros da Climatologia UFU.

Na parte da tarde, foram ministradas as palestras “Estruturação e Finalidade da Proteção e Defesa Civil”, pelo sargento Júlio Cesar Gomes Ribeiro, da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Araguari; e “Campanha Mundial da ONU/UNISDR – Construindo Cidades Resilientes. Minha cidade está se preparando? – Experiências para a Gestão do Risco de Desastres na Região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro”, ministrada pelo capitão Arthur Fábio Ferreira da 4ª Companhia de Bombeiros Militar de Patos de Minas. Além disso, foi realizada a assinatura do Termo de Compromisso de adesão do Município de Araguari na Campanha.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: