Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Câmara Municipal promove solenidade para entrega de condecorações

qua, 12 de dezembro de 2018 05:54

Jornal Gazeta do Triângulo recebe Diploma de Honra ao Mérito

A Câmara Municipal promove, nessa quinta-feira, 13, uma solenidade para entrega de Diplomas de Honra ao Mérito a empresas e entidades, pelos relevantes serviços prestados à comunidade araguarina. O evento é aberto ao público e ocorrerá a partir das 17h no Plenário da Câmara dos Vereadores.

As condecorações são uma iniciativa do vereador Wesley Lucas Mendonça (PPS) e serão concedidas ao jornal Gazeta do Triângulo, Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA) e Coocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado) Araguari. O vereador Wesley Lucas ressalta a importância da condecoração. “O Diploma de Honra ao Mérito é o reconhecimento do Poder Legislativo aos relevantes serviços prestados por essas entidades nas suas respectivas áreas de atuação”.

A primeira edição do Gazeta do Triângulo foi publicada no dia 7 de maio de 1937 e, durante oito décadas, o veículo de comunicação vem acompanhando o processo evolutivo da cidade de Araguari. O jornal foi fundado por Bolivar Bittencourt e, durante seus anos de existência foi gerenciado também pela Empresa Mercantil, pelo Centro de Estudos Gerais e Oratória e pelo libanês Afif Rade.

Evento ocorre na Câmara Municipal, localizada na rua Coronel José Ferreira Alves, 758, Centro

Evento ocorre na Câmara Municipal, localizada na rua Coronel José Ferreira Alves, 758, Centro

 

A última transição do jornal ocorreu em setembro de 2004, quando Darli Amaral, atual dono, assumiu a direção do Gazeta do Triângulo. Durante oito décadas, o jornal sobreviveu a crises econômicas, revoluções, mudanças políticas e, nos últimos 14 anos, passou por diversas inovações, mas sempre mantendo sua linha editorial de compromisso com a informação, a verdade e a imparcialidade.

“O jornal Gazeta do Triângulo, ao longo de todos esses anos, vem trazendo informação com credibilidade a toda a população araguarina. Enquanto pessoa pública, reconheço a extrema importância da imprensa no processo de redemocratização e fortalecimento da democracia na jovem história do nosso país”, ressaltou o vereador.

A Academia de Artes e Letras de Araguari foi fundada no dia 6 de agosto de 1968 e, atualmente, possui 35 membros efetivos, entre escritores, artistas plásticos, músicos e teatrólogos. Em 2018, a academia completou 50 anos de prestação de serviços ao município, através da promoção de palestras, conferências e diversas manifestações culturais, que incluem a exposição de livros, jornais, fotografias, pinturas, saraus e outros.

Além disso, a ALAA também promove anualmente o “Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri”, que se tornou conhecido em todo o território nacional. “A academia resgata e mantém a cultura viva através de seus acadêmicos, que, ao longo desses anos, têm transmitido essa história de geração em geração”.

A Coocacer foi fundada em dezembro de 1993, por um grupo de cafeicultores, tendo como líder o biomédico e cafeicultor, Antônio Reinaldo Caetano. Esse grupo se uniu e adquiriu um armazém geral com o intuito de possuir sua própria estrutura de armazenamento e preparo de café, com a finalidade de agregar valor comercializando sua produção em conjunto. Ao longo desses 25 anos, o investimento em tecnologia e qualidade foi um dos grandes diferenciais da cooperativa, que fez de Araguari um município de destaque, pela excelente qualidade do café produzido.

“A Coocacer recebe a condecoração devido ao fortalecimento dos cafeicultores, que é hoje um dos mais importantes segmentos do desenvolvimento, não apenas da economia local, mas também nacional e até mesmo mundial, uma vez que nosso café é reconhecido internacionalmente”, acrescenta o vereador.

Durante a solenidade, também será concedido o Título de Cidadão Honorário a José Carlos Macedo de Oliveira, natural de Juiz de Fora (MG). José Carlos é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e foi professor no Estado de Minas Gerais durante 16 anos. Foi subsecretário municipal de Educação em 2017 e, atualmente, ocupa o cargo de secretário de Educação.

2 Comentários

  1. O inseto disse:

    Parabéns gazeta do triângulo pela imparcialidade, ass PINÓQUIO

  2. andre disse:

    rapaz o gazeta ganhar um premio é o mesmo que o lula sair inocente. eita jornalzinho lerdo, atrasado nas publicações e vai gostar assim de ocultar nomes, dar nome ao boi. um fato que acontece hoje vai aparecer no gazeta depois de 5 dias no minimo ,ainda ganha premio, kkkkkkk brincadeira.

Deixe seu comentário: