Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Campanha Outubro Rosa é finalizada com a “Corrida das Guerreiras”

ter, 30 de outubro de 2018 05:56

por Carolina Rodrigues

Durante todo o mês, a secretaria municipal de Saúde esteve engajada com a campanha Outubro Rosa, viabilizando ações de conscientização e prevenção contra o câncer de mama. O start das atividades se deu com a caminhada, no dia 6. Na ocasião, cerca de 100 pessoas participaram distribuindo folders informativos.

“Nós tivemos a caminhada para sensibilizar sobre a importância da prevenção. Durante o passeio, ressaltamos a importância dos exames preventivos, tendo em vista que é um dos cânceres que mais mata”, destacou a coordenadora da Atenção Primária, Marislene Pulsena.

Durante a Campanha foram realizados mutirões de exames preventivos **Divulgação

Durante a Campanha foram realizados mutirões de exames preventivos
**Divulgação

 

Os mutirões de exames preventivos aconteceram nos dias 20 e 27; mulheres com idade entre 50 e 69 realizaram mamografia e mulheres de 25 a 64 anos, o preventivo Papanicolau (exame citopatológico do colo do útero). Todas as Unidades de Saúde estiveram preparadas para receber o público-alvo, além do consultório móvel do ônibus Expresso Saúde Dr. Veloso, que esteve alocado na praça Manoel Bonito.

No primeiro mutirão, dia 20, foram feitas 320 mamografias e 629 citologias. Em relação ao segundo dia de exames, ocorrido neste final de semana, dia 27, o levantamento completo está sendo feito pela coordenação da Atenção Primária. De qualquer forma, a coordenadora aponta que foram mais de 1,4 mil exames nos dois dias de mutirão.

O encerramento se deu com a 5ª Corrida das Guerreiras, no domingo, dia 28. A largada foi às 7 horas, na frente da academia Zurc, uma das parceiras da campanha. A coordenadora Marislene Pulsena afirma que foram 238 inscrições, “mas, na hora, chegaram mais pessoas interessadas em participar da corrida, totalizando 255 corredores”. Para oficializar a inscrição na corrida era necessário levar um quilo de alimento não perecível. Desta forma, foram arrecadados mais de 250 quilos, que serão destinados para o Grupo Semente Esperança, que apoia pacientes em tratamento de câncer.

O evento seu deu com outras parcerias privadas, que ofereceram as premiações e possibilitaram uma mesa com frutas para os participantes; com o Corpo de Bombeiros, atuando na segurança; e as secretarias de Esportes, Trânsito e Administração.

A corrida contou com a premiação de primeira a quinta colocação para as mulheres e de primeira a terceira, para os homens.  A coordenadora afirma que a corrida foi uma forma de demonstrar a importância da atividade física como fator preventivo contra o câncer. “Finalizamos os trabalhos com o sentimento de dever cumprido por poder contribuir com a prevenção de doenças e otimização da qualidade de vida das pessoas.”

CÂNCER DE MAMA

Prevenir é sempre melhor do que remediar, ainda mais quando se trata de um dos tipos mais comuns de cânceres, o de mama. A campanha Outubro Rosa, de adesão mundial, expõe o assunto e, de forma geral, sensibiliza a população para os cuidados necessários à prevenção, além de chamar a atenção para o diagnóstico precoce.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais comum, atrás apenas do de pele não melanoma, “respondendo por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano”. O instituto estima que em 2018 possam existir mais de 59 mil novos casos da doença. Conforme o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) 14.206 mulheres vieram a óbito em decorrência do problema.

Estes dados indicam a importância de dar visibilidade à doença, considerado o objetivo principal da campanha que tem como símbolo o laço rosa. Várias atividades em alusão ao movimento são promovidas em todo o país, desde 2002, mas foi em 2008 que as ações se propagaram com maior intensidade; em Araguari, acontece desde 2013.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: