Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

7ª parcela do IPTU vence no próximo dia 15

qua, 10 de outubro de 2018 05:20

Da Redação

Quase um terço dos araguarinos está em atraso com o imposto deste ano

Os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) relativos ao exercício financeiro de 2018 foram entregues à população em março deste ano. Os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado em até oito meses, com parcelas de valor mínimo de R$ 50,00, devem realizar o pagamento da sétima parcela até o próximo dia 15. A última parcela deve ser paga até 15 de novembro.

De acordo com o secretário de Fazenda, José Ricardo Resende de Oliveira, o índice de arrecadação deste ano está 10% maior em relação a exercícios anteriores, porém ainda não é ideal. “Os contribuintes entenderam que é preciso pagar, porque é com o dinheiro arrecadado que o prefeito faz as melhorias no município. Se a comunidade não estiver contribuindo, como o prefeito pode determinar outras coisas a fazer?”

Aproximadamente 30% dos contribuintes não pagaram IPTU este ano

Aproximadamente 30% dos contribuintes não pagaram IPTU este ano

 

Conforme relata, o recebido até o momento corresponde a 70% do que deveria ser arrecadado nesse exercício. “Pedimos para que a população se sensibilize e pague a cota parte de cada um. Aqueles que estão em débito, procurem a prefeitura para negociar a dívida e não criar transtorno para a própria pessoa no futuro”.

Carnê

Desde o ano passado, além de receber o carnê pelos Correios, o cidadão também pode ter acesso a ele pela internet. Para acessar, entre em www.araguari.mg.gov.br e clique no ícone do Portal do Cidadão.

Dívida Ativa

A inscrição do crédito em Dívida Ativa ocorre quando o contribuinte não quita os tributos, multas e demais débitos devidos ao Município. Todos os créditos municipais são inscritos na Dívida Ativa – tanto aqueles de natureza tributária (fiscal) como os de natureza não-tributária. “Como consequência, a pessoa que tem o nome na dívida ativa não consegue, por exemplo, a certidão negativa municipal. Isso também impede cadastros em bancos e participação em licitações, por exemplo,” coloca o responsável pelo setor de Tributação, Divino.

IPTU

O IPTU é o imposto cobrado todos os anos para a população. Ele é utilizado para o pagamento das despesas de administração e investimentos em obras de infraestrutura do município, além de custear serviços considerados essenciais para a população, como saúde, segurança e educação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: