Academia de Letras e Artes de Araguari divulga resultados do 49º Concurso Nacional de Contos e Poesias
qua, 10 de outubro de 2018 05:17Da Redação
Após reunião das comissões julgadoras do 49º Concurso Nacional de Contos e Poesias Professor Abdala Mameri, em 4 de outubro, chegou-se ao resultado final desse certame literário comemorativo ao Jubileu de Ouro da entidade, contemplando escritores de várias regiões. Desde o término da entrega dos trabalhos, em agosto do corrente, duas comissões julgadoras constituídas especificamente para a avaliação dos contos e poesias iniciaram seus trabalhos. A comissão julgadora de Contos foi presidida pela escritora Gessy Carísio de Paula que teve como secretária Idelízia da Cunha Cardoso e, a participação dos acadêmicos: Luiz Cláudio Pádua Netto, Janice Lélis Gondim Borges e Elzine Borges Beregeno. A comissão julgadora de Poesias foi formada pelos acadêmicos: Therezinha Rodrigues dos Reis, presidente; Jeanette Consuelo Scalia Passos, secretária; Amariles Alves do Nascimento, Neiton de Paiva Neves e Cleléia Maria Porto e Silva.
Os vencedores na categoria Contos foram: em 1º lugar – “A Casa”, de Yvelise de Araújo Queiroz e Crepaldi, de Itajubá/MG e em 2º lugar– “A Árvore dos sonhos”, de José Maria Albuquerque Rocha, de Araguari/MG. Na categoria Poesias foram vencedores: em 1º lugar – “Poema para ancorar o sono do rio que me anoitece”, de Celso José Cirilo, de Uberlândia/MG e em 2º lugar – “Transcender”, de Raquel Martins Pereira, de Araguari/MG.
Os primeiros e segundos lugares de cada categoria receberão premiação no valor de R$ 1.000,00 e R$ 500,00, respectivamente, além de diplomas e medalhas.
Foram contemplados com menções honrosas na categoria Contos os seguintes trabalhos: “Ricardo e a rua sem fim”, de Antônio Carlos Rodrigues, Araguari/MG; “Atrás do Alambrado”, de Sebastião da Silva, Araguari/MG; “O menino e o lápis”, de Lúcio Emílio do Espírito Santo, Bom Despacho/MG; “Unidos até a morte”, de Manoel Messias de Carvalho, Araguari/MG; “A aposta”, de Zelia Jacob, Ipameri/GO e “Um dia no Parque”, de Mauro Martiniano de Oliveira, São Paulo/SP. Na categoria Poesias os trabalhos agraciados com menções honrosas foram: “Corredeiras”, de Maria Auxiliadora Borges, Cássia/MG; “Corda bamba”, de Sarah de Oliveira Passarella, Campinas/SP; “A língua dos anjos”, de Relva do Egypto Rezende Silveira, Belo Horizonte/MG; “Palavras conversam”, de Luciana Coelho Gomes, Araguari/MG; “O Amazonas”, de Maria Teresinha Ribeiro Codling, Araguari/MG e “1º Motivo”, de Lucas Guzzo dos Santos, Uberlândia/MG.
A solenidade de premiação do 49º Concurso Nacional de Contos e Poesias será realizada no dia 10 de novembro, às 20h, na sede da Academia de Letras e Artes de Araguari. Na oportunidade, serão homenageados pelo centenário de nascimento, o músico e compositor Jacob do Bandolim e a educadora araguarina Estália Gontijo Lelis.
Ressalta-se, ainda, que “esse evento literário foi instituído pelo jornalista e escritor Abdala Mameri, em 1969, um ano após a fundação da Academia e, de lá pra cá, não sofreu nenhuma interrupção, graças ao esforço e dedicação de todos os acadêmicos, mesmo com as dificuldades encontradas a cada edição”, segundo relatou o presidente da Academia de Letras e Artes de Araguari, Edmar César Alves, que cumprimentou e agradeceu a todos os participantes do concurso os quais enviaram trabalhos de diversas regiões do país.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
