Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Polícia Civil consegue internação de adolescentes envolvidos em homicídios na cidade

qui, 13 de setembro de 2018 05:38

Da Redação

A criminalidade juvenil é uma realidade bastante preocupante no município. De 2015 para cá, uma parte considerável dos delitos contra a vida teve algum envolvimento de menores entre 15 e 17 anos, conforme dados obtidos com exclusividade pela Gazeta do Triângulo.

Infratores foram encaminhados o Ceseu, a segunda maior unidade socioeducativa de Minas Gerais ** Divulgação

Infratores foram encaminhados o Ceseu, a segunda maior unidade socioeducativa de Minas Gerais
** Divulgação

 

Para se ter uma ideia, somente dois adolescentes de 17 anos são investigados por oito homicídios recentes em Araguari, seis consumados e dois tentados. Um deles completará 18 anos em janeiro próximo.

Este último responde pelas mortes de William Martins Ferreira, 21 anos (27 de maio de 2018 – Portal dos Ipês); Murilo Henrique Dornelas, “Muçum”, 18 anos (6 de junho de 2018 – Portal dos Ipês); Vítor de Assis Souza, 24 anos (3 de setembro de 2018 – Jóquei clube); e pela tentativa contra Ruan Felipe, 30 anos (3 de setembro de 2018 – Jóquei Clube).

O outro menor responde pelos atos infracionais análogos ao crime de homicídio que vitimaram Vilmair de Lima Machado, “Catalão”, 62 anos (6 de setembro de 2016 – Paraíso); Luiz Eduardo Cardoso França, “Dudu”, 17 anos (14 de maio de 2018 – Bela Suíça 3); Wederson Roberto Nunes, “Chocolate”, 31 anos (13 de dezembro de 2017 – Brasília); e a tentativa contra Lucas Aparecido, 22 anos (29 de agosto desse ano – Bela Suíça).

A reportagem levantou que os adolescentes foram ouvidos pela Polícia Civil e assumiram participação nestes ataques. Os dois e mais um suspeito também envolvido num delito contra a vida em agosto no Bela Suíça foram encaminhados ao Centro Socioeducativo de Uberlândia (Ceseu) depois que a delegada Mariana Dell’Isola Oliveira de Melo Alves logrou êxito no pedido de internação provisória dos mesmos junto à Vara da Infância e Juventude da Comarca de Araguari.

Conforme a PC, somente depois dos julgamentos dos atos infracionais é que será definido o destino destes garotos, não estando descartada a hipótese de retornarem em pouco tempo às ruas, com sério risco de continuarem ceifando vidas, até mesmo de outros adolescentes.

O delegado do setor de homicídios da Polícia Civil em Araguari, Felipe Oliveira Monteiro observou que rixas e desacertos por conta do comércio de drogas são as principais motivações dos delitos contra a vida envolvendo menores. Como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é conivente com a situação, mesmo com as apreensões e esclarecimentos dos casos através da PC, a reincidência é assustadora, como demonstra a situação destes garotos de 17 anos.

Há outros inquéritos policiais com a participação de menores de idade, também por crimes contra a vida. Alguns infratores se encontram em cumprimento de medidas socioeducativas por conta destes atos infracionais.

CARÊNCIA

Recentemente a Gazeta do Triângulo trouxe reportagem sobre a necessidade urgente da construção de um Centro de Internação para Menores em Araguari.  Mesmo contando com um grande número de atos infracionais envolvendo essa faixa etária e uma das maiores populações de Minas Gerais, o município não possui um local apropriado para receber estes autores. E não é por falta de iniciativa do Ministério Público ou do Poder Judiciário, segundo apurou a reportagem. No Estado são mais de 20 unidades. Cidades menores do que Araguari foram beneficiadas.

Enquanto isso, a Vara da Infância e Juventude da Comarca recorre à vizinhança, especialmente ao município de Uberlândia, que possui a segunda maior unidade socioeducativa de Minas Gerais, com capacidade para 80 internos, no jardim Sucupira.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: