Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Comunidade araguarina aponta necessidades atuais do município por meio de enquete

ter, 28 de agosto de 2018 05:23

por Mel Soares

Últimos anos foram marcados por avanços, mas também retrocessos

Neste dia 28 de agosto de 2018 Araguari completa 130 anos. Há oito décadas a Gazeta do Triângulo acompanha e registra a história do município. Nos últimos anos, conforme acompanhado pela reportagem, houve crescimento das áreas imobiliárias da cidade, principalmente, por meio de programas sociais com a implantação de conjuntos habitacionais como o Bela Suíça e Portal dos Ipês. Além disso, obras e reformas em imóveis na área da saúde foram viabilizadas como a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) inaugurada em 2016.

Também houve investimentos, que tem como objetivo manter viva a história da cidade, como a Estação Ferroviária Stevenson, recentemente inaugurada após 16 anos desde seu tombamento como Patrimônio Histórico, situada entre os municípios de Araguari e Uberlândia. Além dos aspectos de preservação da história, no local são ofertados itens da culinária da região.

Neste ano, Araguari também recebeu o vagão Martha Rocha, em alusão ao aniversário de 80 anos do 2° Batalhão Ferroviário. Em 1965, o vagão foi utilizado para transportar os integrantes do Batalhão Ferroviário da cidade do Rio Negro, no Paraná, até Araguari. A revitalização e implantação do vagão em frente a unidade tem como principal objetivo perpetuar o momento histórico em que vive o Batalhão Mauá.

Na área escolar, Araguari foi contemplada, neste ano, com o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais cujos processos pedagógicos estão alicerçados por vasto conjunto de fundamentos e valores.

Neste dia especial é importante a comemoração do crescimento, mas não se pode deixar de mencionar as carências do município em relação a diversas áreas.

A ausência de políticas públicas eficazes e a falta de repasses estaduais, de aproximadamente 30 milhões de reais, tem comprometido a qualidade de vida dos araguarinos.

Para exemplificar os transtornos que a comunidade enfrenta, na semana passada, poucos dias antes da comemoração de mais um ano da cidade, houve a interdição pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) de atividades no aeródromo de Araguari por falta de segurança na pista.

Outra situação que tem sido enfrentada pelos araguarinos é relativa a falta de pintura estratigráfica por toda a cidade. Ao transitar pelas ruas de Araguari, a ausência de sinalização adequada gera insegurança e deixa moradores revoltados, sobretudo, quando parte deles ainda luta para ter a rua asfaltada como é o caso da comunidade do bairro Vieno.

Outro local que necessita de intervenção é o bosque John Kennedy, principalmente com o objetivo de oferecer lazer aos araguarinos e aos turistas. No setor do esporte, o ginásio poliesportivo General Mário Brum Negreiro, que chegou a ser denominado como elefante branco, está há quase dez anos fechado para obras de reformas.

Diante deste cenário, a reportagem esteve nas ruas fazendo a seguinte pergunta para a comunidade: qual presente você daria para Araguari em comemoração aos 130 anos?

“Daria de presente para Araguari mais oportunidade de emprego. Há cinco meses procuro trabalho na minha área, de açougueiro, mas não encontro”. Christian Lúcio Gabriel, desempregado

“Daria de presente para Araguari mais oportunidade de emprego. Há cinco meses procuro trabalho na minha área, de açougueiro, mas não encontro”.
Christian Lúcio Gabriel, desempregado

 

“Estou na cidade há poucos anos e vejo que precisa de melhorar a área da saúde”. Diop Thierno, empresário

“Estou na cidade há poucos anos e vejo que precisa de melhorar a área da saúde”.
Diop Thierno, empresário

 

“Moro no Portal dos Ipês, região que não tem escola e nem posto de saúde; estes seriam os presentes que daria para a cidade”. Francielly Landa, do lar

“Moro no Portal dos Ipês, região que não tem escola e nem posto de saúde; estes seriam os presentes que daria para a cidade”.
Francielly Landa, do lar

 

“Araguari precisa de muito carinho e políticos melhores”. Geraldo Alves, funcionário público

“Araguari precisa de muito carinho e políticos melhores”.
Geraldo Alves, funcionário público

 

“Meu presente para Araguari seria mais incentivo ao esporte, visando principalmente, crianças e adolescentes”. Laura Amaral, esteticista

“Meu presente para Araguari seria mais incentivo ao esporte, visando principalmente, crianças e adolescentes”.
Laura Amaral, esteticista

 

“Araguari precisa de um novo prefeito, seria o melhor presente”. Lorena de Lima, comerciante

“Araguari precisa de um novo prefeito, seria o melhor presente”.
Lorena de Lima, comerciante

 

 “A cidade precisa de mais emprego, saúde e segurança”. Luiz Ronan Narciso, comerciante


“A cidade precisa de mais emprego, saúde e segurança”.
Luiz Ronan Narciso, comerciante

 

“Araguari merece educação e esporte de qualidade e também que remédios não faltem na farmácia municipal”. Marco Antônio Araújo Ruski, técnico em administração de empresas

“Araguari merece educação e esporte de qualidade e também que remédios não faltem na farmácia municipal”.
Marco Antônio Araújo Ruski, técnico em administração de empresas

 

“Araguari está precisando de investimentos na área da saúde”. Rosângela Pereira de Paula, do lar

“Araguari está precisando de investimentos na área da saúde”.
Rosângela Pereira de Paula, do lar

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: