Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Mutirão de consultas oftalmológicas é realizado no intuito de atender a demanda

ter, 21 de agosto de 2018 05:17

Da Redação

No último sábado, 18, o Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) inaugurou as atividades do consultório oftalmológico do Centro Ambulatorial Dr. Romes Nader.

O intuito principal é atender a demanda do município tendo em vista que inúmeras pessoas estão na fila de espera há anos. No caso de Pedro Martins Borges, com 70 anos de idade, a última consulta dele com o oftalmologista foi há mais de 10 anos, em Brasília. Em entrevista, ele fez questão de agradecer a instituição de ensino pela oportunidade.

Atividades contemplam araguarinos que há anos estão a espera de consulta

Diretor executivo esteve presente na inauguração do consultório oftalmológico

 

“Fiquei muito satisfeito em conseguir esta chance que é rara. Tenho somente que agradecer, pois estou muito satisfeito”, destacou o aposentado.

Investimentos feitos pelo Imepac e novidades que beneficiarão ainda mais os araguarinos foram destacados pelo diretor executivo da instituição de ensino, José Júlio Lafayette.

Segundo ele, o projeto é desenvolvido em parceria com a Atenção Primária da secretaria municipal de Saúde, e o curso de medicina. “O investimento do consultório moderno foi de aproximadamente cem mil reais com o objetivo de zerar essa demanda reprimida nos próximos meses e depois atender o fluxo normal através das atividades do ambulatório semanalmente.”

Além da questão oftalmológica, o diretor executivo adiantou algumas novidades. “Começou a marcação dos ecocardiogramas. Concluímos a demanda gerada pelo ambulatório e agora começamos a atender as Unidades Básicas de Saúde do município”.

No dia 28 de agosto, em comemoração ao aniversário da cidade, será apresentado o projeto em parceria com a prefeitura e com o SicoobAracoop. “Um ônibus, que é uma unidade móvel de saúde, totalmente adaptado com três consultórios médicos, levará todos os profissionais de saúde dos variados cursos que temos até a população nos bairros como o Portal dos Ipês, Bela Suíça, onde não existe Unidade Básica de Saúde”, explicou. No dia 1° de setembro, os primeiros a serem contemplados serão os moradores do residencial Bela Suíça.

O diretor acadêmico-pedagógico do curso de medicina, Marcelo Cardoso de Assis, afirma que as atividades estão sendo desenvolvidas conforme estudo que detecta a necessidade do município em relação à saúde. “Esse movimento mostra a inserção do Imepac no sistema público de saúde. O que nós temos feito é identificado quais são as áreas onde há maior necessidade e a partir disso coadunando com o projeto pedagógico do curso de medicina e das outras áreas dos cursos de saúde, trazendo este atendimento à população”, ressaltou.

Durante o evento no último sábado, também foi promovida uma reunião sobre o Projeto tabagismo, desenvolvido há mais de um ano e que tem colaborado para pacientes se livrarem do vício do cigarro. A atual responsável pelas atividades é a docente da instituição, Vanessa Lemos.

“Hoje sabemos que o tabagismo não é mais um hábito, ele é considerado uma doença que provoca várias comorbidades não só respiratórias, que a mais conhecida é o enfisema pulmonar, mas também comorbidades cardiovasculares como infarto”, disse a médica.

No projeto, a abordagem pode ser feita de maneira individual e coletiva com o uso das terapias medicamentosas e cognitivo comportamental. “A medicação é fornecida pela secretaria de Saúde com a terapia de reposição de nicotina e, às vezes, outras medicações necessárias. A abordagem é importante para evitar o principal problema que é a recaída”, finalizou.

2 Comentários

  1. Sergio disse:

    Tudo muito bem feito , parabéns a Impax , o que estragou foi a presença desse pseudônimo prefeito que para mim não vale um real , graças a Deus a população te conhece seu prefeito.

  2. Sergio disse:

    Corrigindo imepac

Deixe seu comentário: