Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Maioria dos acidentes com motos em Araguari acontece nos cruzamentos de vias

qua, 1 de agosto de 2018 05:16

Da Redação

Desobediência ao sinal da parada obrigatória é uma das maiores causas de acidentes com motocicletas em Araguari, seja dos pilotos de motos ou condutores de outros veículos. Foi o que apurou a reportagem considerando as ocorrências deste ano.

Grande parte dos sinistros até agora em 2018 aconteceu nos cruzamentos de vias, especialmente nas principais avenidas da cidade, como Minas Gerais, Batalhão Mauá, Bahia, Brasil, Vereador Geraldo Teodoro da Silva, Theodolino Pereira de Araújo, Mato Grosso, Coronel Belchior de Godoy e Tiradentes.

Nas principais avenidas os acidentes ocorrem diariamente ** Arquivo

Nas principais avenidas os acidentes ocorrem diariamente
** Arquivo

 

Para piorar, além da falta de cautela dos motoristas, em muitos trechos de Araguari a sinalização de trânsito é precária (pinturas e placas apagadas, placas entortadas etc.), ou seja, são vários fatores contribuindo para a ocorrência de acidentes.

“A rotatória das avenidas Bahia e Batalhão Mauá é um convite para batidas e as autoridades de trânsito há muitos anos são coniventes com a situação”, disse um mototaxista do bairro Brasília. “Tem um cruzamento nas avenidas Comissão Crulls e Brasil que é o maior perigo e ninguém toma providências”, acrescentou o trabalhador.

De cada cinco registros, quatro envolveram motos neste ano, com vítimas feridas e fatais. A rua Padre Nicácio, no bairro Amorim, é uma das campeãs em ocorrências. Somente no cruzamento com a rua 28 de Agosto três pessoas tiveram as pernas fraturadas e todas seguiam corretamente em sua mão de direção, sendo atingidas por veículos que deixaram de observar o trânsito. Aliás, no local, um dono de mototáxis decidiu por conta própria providenciar a sinalização de parada obrigatória.

“Não aguentamos mais. Todo dia tem acidente aqui. Precisamos de uma sinalização mais adequada, inclusive com redutores de velocidade”, comentou o profissional. Ele concorda que é necessário ter atenção no trânsito, porém, as ruas e avenidas se encontram em condições precárias, com o piso defeituoso e pouca sinalização.

Atualmente em torno de 25 mil motos e ciclomotores circulam em Araguari. Nas blitzen de trânsito, muitos condutores são flagrados sem habilitação para dirigir, outro fator importante para o índice assombroso de acidentes.

FIQUE DE OLHO

– Em se tratando de cruzamentos, a regra mais importante para o piloto defensivo é: “não existe preferencial para o motociclista”. Ao se aproximar de um cruzamento, mesmo tendo a via preferencial, o motociclista não deve atravessar “cegamente”.

– Se outro motorista (da via não preferencial) passar direto, a possibilidade de um acidente fatal é grande. E de que adianta o motociclista estar com a razão quando se está morto ou gravemente ferido?

– Para evitar situações de alto risco como essa, ao aproximar-se de um cruzamento, mesmo estando na via preferencial, deve-se diminuir a velocidade, preparar-se para frear instantaneamente e, rápida e atentamente, olhar para o lado do fluxo que deveria parar e checar se alguém não está passando direto.

1 Comentário

  1. andre luiz grigorio disse:

    o índice de condutores ao celular enquanto dirigem são altissimos. isso contribui muito para elevar a taxa de acidentes no transito. o celular virou uma doença, um vírus que contaminou geral a população. a falta de educação e o respeito com o próximo também contribui. o desrespeito as regras de condução de veículos: sinalizar a intenção, respeitar os limites de velocidade, não ingerir bebidas alcoólicas, obedecer os sinais de parada etc… são fatores que incontestavelmente somam para essa realidade do transito brasileiro. sem falar da falta e da aplicação da lei.

Deixe seu comentário: