Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Seminário em comemoração aos 28 anos do ECA- Estatuto da Criança e Adolescente tem participação de Araguari

qui, 19 de julho de 2018 05:54

Com Assessoria

A prefeitura de Araguari, por meio da secretaria de Trabalho e Ação Social participou em Uberlândia, nesta quinta-feira, 18, do Seminário em Comemoração aos 28 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

O evento foi promovido pela secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Uberlândia, com objetivo de refletir sobre a importância do cumprimento dos  direitos presentes no Estatuto.

O evento aconteceu no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal de Uberlândia sendo voltado, principalmente, a profissionais que atuam diretamente na área da criança e do adolescente, como promotores, servidores municipais, delegados, representantes de entidades e do Conselho Tutelar.

Na oportunidade as servidoras Michele Santos Oliveira, Sandra Maria Alves de Morais, Sandra Santos Rodrigues e a Conselheira Tutelar – Vera Lúcia da Silva Arruda participaram da palestra ministrada pelo Procurador de Justiça do Estado do Paraná, Murillo José Digiácomo. O procurador ressaltou sobre a necessidade de discussão em relação à criação de mecanismos de instrução dos pais biológicos, como forma de evitar a destituição familiar.

“É preciso criar mecanismos para instruir essas famílias, não apenas com punições. O papel da família é insubstituível. Não basta colocar as crianças em um abrigo, porque esses pais acabam tendo outro filho e tudo se repete”, afirmou o procurador de Justiça.

“A aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente passou por significativos avanços, porém ainda encaramos dificuldades para que os jovens e adolescentes araguarinos tenham acesso aos seus direitos, mas também para que os mesmos cumpram com seus deveres e obrigações, assegurados no ECA. E nesta luta pela aplicação em sua totalidade, priorizamos a capacitação dos servidores que diariamente tem contato com estes adolescentes,” destacou a Secretária de Trabalho e Ação Social, Eunice Mendes.

De acordo com o prefeito Marcos Coelho (MDB) “a secretaria do Trabalho e Ação Social vem desenvolvendo diversas ações de luta pela garantia dos direitos da infância e é necessário que os profissionais que trabalham diretamente com essas crianças participem de cursos e capacitações, para oferecer um melhor atendimento”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: