Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Obras da ETE Central permanecem em andamento

qui, 5 de julho de 2018 05:16

Da Redação

Expectativa é de que as obras terminem em setembro

Mais de 39 milhões de reais estão sendo investidos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Central) que começou a ser construída em março do ano passado. Desde então, a reportagem da Gazeta do Triângulo está acompanhando o cronograma de atividades da obra que fará o processo de captação e tratamento de esgoto, tendo participação da Caixa Econômica Federal, Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e prefeitura.

- Mais de 39 milhões de reais estão sendo investidos na ETE Central

Mais de 39 milhões de reais estão sendo investidos na ETE Central

 

Os recursos foram obtidos por meio de um financiamento junto ao Governo Federal, e contrapartida do Fundo Municipal da SAE. Sendo assim, as obras foram iniciadas conforme ajustes determinados pela Caixa Econômica.

O processo de captação terá início na rede interceptora localizada no trecho do córrego Brejo Alegre – entre as avenidas Teodolino Pereira de Araújo e Minas Gerais – e o de despoluição em área próxima ao frigorífico Mataboi.

Em reportagens divulgadas anteriormente, o engenheiro da Prefisan, empresa vencedora da licitação, pontua que “o material captado será transferido para os reatores onde começa a degradação biológica. Após passar por essa fase, o esgoto será encaminhado para os filtros e posteriormente aos decantadores, sendo a 3ª fase do tratamento do esgoto que, em seguida, é finalizada com o retorno do esgoto tratado ao córrego Brejo Alegre”.

Segundo o engenheiro Matheus Sales Mendes, os trabalhos continuam conforme o cronograma, com apenas um dos serviços paralisados devido a alguns problemas não especificados. Sendo assim, mais de 80% das obras, que totalizam seis quilômetros, foram concluídas e mantém-se a previsão de término em setembro.

Após a finalização, a empresa Prefisan deve continuar no local por cerca de dois meses para promover a gestão inicial. Neste período, servidores da SAE devem passar por capacitação para atuar no local.

Com a construção da ETE, o sistema de esgotamento sanitário será ampliado, resultando no tratamento de 95 a 98% do esgoto. Lembrando que Araguari possui outras duas estações, instaladas nos bairros São Sebastião e Novo Horizonte.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: