Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Termina hoje a campanha nacional de vacinação contra a gripe

sex, 22 de junho de 2018 05:36

Da Redação

Grupos que ainda não foram contemplados podem solicitar a vacina mesmo depois de encerrada a campanha

Hoje, 22, termina a campanha nacional de vacinação contra a gripe. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, mais de 8 milhões de brasileiros ainda não receberam a imunização. Em Araguari, os grupos que já atingiram a meta são os profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas e professores.

A coordenadora do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono, informou que ainda serão disponibilizadas doses de vacinação para as crianças de seis meses até 5 anos, gestantes, mulheres em período pós-parto e idosos.

Postos de saúde tem horário de atendimento diferenciado em virtude do jogo da seleção brasileira

Postos de saúde tem horário de atendimento diferenciado em virtude do jogo da seleção brasileira

 

“Esses grupos ainda estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e, por isso, ainda poderão procurar os postos mesmo depois do fim da campanha. Este ano está sendo atípico, principalmente em relação a imunização das crianças, número expressivo ainda não recebeu as doses”, ressaltou.

Em comunicado, o Ministério da Saúde afirma que a partir da próxima segunda-feira, 25, com a disponibilidade de doses, a vacinação pode ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. Lúcia Hirono explica que este caso é válido apenas para as cidades que conseguiram atingir a meta em todos os grupos, o que não aconteceu em Araguari.Conforme informações, o município conseguiu atingir 78% de vacinação para esses grupos, sendo que a meta é 90%.

Dados sobre a imunização nas regiões brasileiras apontam que o Sudeste tem menor cobertura vacinal contra a gripe até o momento, com 77,2%. Logo em seguida estão as regiões Norte (78,4%), Sul (84,8%), Nordeste (89,3%) e Centro-Oeste com a melhor cobertura, de 96,5%. Os estados, Goiás, Amapá, Distrito Federal, Ceará, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Paraíba, e Alagoas possuem cobertura vacinal contra a gripe acima de 90%. Já os estados com as taxas mais baixas de vacinação contra a gripe são Roraima, com 60,4% e Rio de Janeiro, com 62,4%.

Em todo o Brasil foram contabilizados 3.122 casos de influenza em todo o país, com 535 mortes. Do total, 1.885 casos e 351 mortes foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram 635 casos e 97 mortes. Houve ainda 278 registros de influenza B, com 31 mortes e outros 324 registros de influenza A não subtipado, com 56 mortes.A taxa de mortalidade por influenza no Brasil está em 0,26% para cada 100 mil habitantes. Em 73,5% houve, pelo menos, um fator de risco para complicação, tais como cardiopatias, diabetes e pneumopatias

Atendimento

O horário de funcionamento dos postos de saúde é de segunda à sexta-feira das 8h às 17 horas, no entanto, devido ao jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, na manhã de hoje, o atendimento acontece das 12h às 17h.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: