Nova diretoria da Associação dos Deficientes Físicos de Araguari toma posse esse mês
qui, 10 de maio de 2018 05:19Da Redação
A nova diretoria da Associação dos Deficientes Físicos de Araguari (ADEFA), eleita em abril, toma posse no dia 20 desse mês, assumindo o biênio 2018/2020. A solenidade é aberta ao público e acontece a partir das 14h, na sede da associação, localizada na rua Leopoldo Fernandes, 107, bairro Paraíso.
Adriana Bernardes é associada há quase 30 anos e foi eleita para o cargo de presidente. “Trabalhei como telefonista durante muitos anos e hoje sou aposentada. Desde que me associei à ADEFA, jamais deixei de participar das atividades. Fiz parte de muitas diretorias no cargo de secretária, participei do conselho fiscal da associação e, há alguns anos, também exerci o cargo de presidente”.

Adriana Bernardes é associada há quase 30 anos e foi eleita para o cargo de presidente
Para os próximos dois anos, a nova presidente afirma que dará continuidade aos trabalhos iniciados por Divina Eterna Cardoso. “A Divina era nossa presidente e faleceu deixando um trabalho muito bonito. Ela obteve muitas conquistas para a associação e daremos continuidade a esse trabalho que ela deixou, buscando atender a todos na medida do possível”.
A presidente comenta que o município ainda necessita de melhorias em relação a acessibilidade. “Percebemos muita falta de respeito às pessoas com deficiência. Muitas vezes as pessoas utilizam as vagas de estacionamento reservadas, existem situações em que a pessoa com deficiência sofre maus tratos no transporte coletivo e também falta a conscientização do poder público e dos lojistas para que adaptem os prédios públicos e estabelecimentos. Além disso, temos o problema das vagas de emprego, pois as empresas não olham apenas a qualificação, mas buscam alguém com a mínima deficiência possível”.
De acordo com a presidente, a ADEFA possui um papel de grande importância para o município. “Estamos sempre buscando os direitos da pessoa com deficiência e também temos um papel necessário para as questões relacionadas à acessibilidade, pois sabemos quais são as principais demandas para tornar nossa cidade melhor e mais acessível”.
Os associados têm a oportunidade de participar de diversas atividades e também recebem orientações quanto aos seus direitos. “Nós encaminhamos pessoas para vagas de trabalho, temos fisioterapia, grupos de teatro, time de basquete e também orientamos os associados quanto à carteirinha para o transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual gratuitos”.
Para participar da associação, a pessoa com deficiência aparente precisa apresentar apenas seus documentos pessoais e duas fotos 3×4. “Caso seja uma deficiência não aparente, é necessária a apresentação do laudo médico, com o SID indicando a deficiência”. A ADEFA fica localizada na rua Leopoldo Fernandes, 107, bairro Paraíso e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 15h.
Atualmente, a ADEFA conta com cerca de 1.500 associados. “Gostaria de fazer um apelo para que os associados participem conosco, pois, somente com a união de todos é que poderemos atingir nossas metas. Para aqueles associados que estão afastados, convido para que voltem a participar das reuniões. A presença de todos é muito importante”.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Felicitações a Sra. Adriana Bernardes, nova Presidente da ADEFA e a sua equipe, que vocês consigam realizar muitos sonhos, porque vocês merecem. Grande abraço a todos.
Gostaria de saber se vcs da ADEFA adaptam cadeira de rodas para idoso que não anda mais. Ele mora em Araguari na rua Sudário Rodrigues Gomes numero 205. A cadeira não cabe a pessoa e tem machucado muito o quadril. Caso positivo deixo meu contato zap 61 981313024. Boa noite obrigado.