Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Sebastião da silva Filho, “Silva Filho”

sáb, 21 de abril de 2018 05:21

Abertura-cantinho

Natural de Araguari, nascido aos 19 de maio. Pais: Sebastião da Silva e dona Geralda Valentim da Silva. É casado com Francisca Rodrigues da Silva. Filhos: Cátia, Professora, Carlos, Funcionário Público Estadual; Cristiane, Advogada e  funcionária pública municipal.

Conheci o Sebastião  ainda menino, veio de uma família muito humilde, passou por muita necessidade devido a condição financeira de seus pais. Nem por isso deixou de ser uma pessoa alegre, amigo, sincero e muito honesto. Por onde passou, angariou amizades devido a seu comportamento jovial e feliz.

Sebastião da silva Filho, "Silva Filho"

Sebastião da silva Filho, “Silva Filho”

 

Fez da sua condição a alavanca para seu sucesso na vida, é um exemplo para aqueles que se perdem por alegar falta de oportunidade. Trabalhou com seu pai para o sustento da família executando os trabalhos mais humildes como, por exemplo, abrindo cisternas.

Em 1965, juntamente com outros jovens ingressamos no Segundo Batalhão Ferroviário como soldados, cumprimos nosso papel e demos baixa.

O Sebastião viu ali uma oportunidade e se realistou. No Segundo Batalhão existia o hábito de dar um título de “Praça mais distinta” ao soldado que se destacasse e ele não deixava pra ninguém, foi homenageado diversas vezes e por fim fez sua carreira e se aposentou como 2º Sargento.

Formou-se em Educação Física  na UFU, com o maior sacrifício e a partir daí começou a colecionar títulos acadêmicos, técnicos e profissionalizantes sem fim; esta coluna se torna pequena para a extensa folha de cursos do nosso super amigo.

Eis alguns deles: Curso de Assistente Técnico em Atletismo em BH. Educação Física Escolar e Cultura Corporal do Movimento, Perspectiva Profissional do Professor de Educação Física – BH,  Atletismo – Poços de Caldas, Fisioterapia – Uberlândia,  e outros.

Estudou comigo na antiga Escola Profissional da RFF/SA e se formou como Ajustador Mecânico. Durante sua temporada no serviço militar prestou inúmeros serviços a corporação, foi professor de Colônias de Férias da PMA, foi atleta e acumulou as funções de encarregado e coordenador do departamento de Educação Física e também treinador de vária equipes principalmente atletismo e vôlei.

No 2º BtlFv, fez parte da equipe de atletismo do Exército Brasileiro, foi destaque nas competições universitárias na UFU com incrível  virilidade e velocidade nas pernas o meu amigo, nasceu campeão.

Atuou como substituto de professor de Educação Física nas escolas estaduais Raul Soares e Katy Belém. Atuou como professor de Educação Física  na E. E. Madre Maria Blandina por dois anos,  no Colégio Magnus por quatro anos e também na Escola São Judas Tadeu.

Foi também como representante do município nos Jogos do Interior (JIMI). Foi professor de Fundamento Técnico/Pedagógico de Atletismo na UNIPAC e finalmente, recebeu homenagens do Clã Delfos de BH, em reconhecimento por serviços prestados no âmbito esportivo.

Hoje, é funcionário da prefeitura de Araguari  locado na secretaria de Esportes. Desconheço uma trajetória como a do meu super amigo Silva Filho que sempre pautou pela honestidade; tudo o que conseguiu, foi com suor e muito trabalho. Os grandes homens se fazem por suas obras e nosso amigo plantou.

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

O Zé tem um irmão que é o cão, não deixa passar a oportunidade. Vive na fazenda, tem aquela barba rala, cigarro de palha na orelha. Faz bem o tipo, mas é tinhoso.

Certa tarde  apareceu em sua fazenda uma pesquisadora de Bancos querendo conhecer a região. Viu o Tonho e foi até ele.Depois de cumprimentá-lo começou a fazer perguntas:

“-Nesta terra dá batata?”

O Tonho  respondeu que não. Ela insistiu:

“-Milho, feijão, cebola, tomate?”E a resposta era sempre não. Então ela desanimada comentou:

“-Então não adianta plantar?”

Aí o Tonho deu aquele sorriso maroto e respondeu:

“-Aí é derferentené!”

Mário F. S. Júnior

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: