Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Auti aguarda repasse da prefeitura no valor superior a 100 mil reais

ter, 10 de abril de 2018 05:13

Da Redação

Falta de subsídio do Estado dificulta o cumprimento do acordo feito entre a prefeitura e a entidade

A Auti (Associação dos Universitários do Triângulo) foi criada em 1999 quando a prefeitura paralisou o fornecimento gratuito do transporte para universitários que precisavam se deslocar até Uberlândia ou Catalão.

A entidade recebeu o título de utilidade pública em 2016 na gestão do presidente Fabrício Leite, que atualmente ocupa o cargo de tesoureiro. O presidente da Auti, Pablo Ferreira Junior disse que o número de associados chegou a 1200, mas houve queda considerável após alterações em programas sociais. “A diminuição ocorreu após o golpe que o Brasil sofreu resultando na diminuição de vagas destinadas por meio do Fies, Sisu e Prouni”, argumentou.

Pablo Ferreira Junior, presidente da Auti

Pablo Ferreira Junior, presidente da Auti

 

Um dos principais transtornos que ainda precisa ser enfrentado pela entidade se refere a dívida da prefeitura com a associação referente a subvenção de 2016. Conforme acordo firmado em novembro do ano passado, o repasse de quase 270 mil reais foi dividido em 9 parcelas, mas ainda faltam duas; uma de 57 mil reais e outra, de 50 mil.

A reportagem entrou em contato com a secretaria de Fazenda, que ainda não tem previsão de pagamento. Segundo informações do titular da pasta, José Ricardo Resende de Oliveira, o governo municipal enfrenta transtornos relativos a pendência do governo do estado em promover os repasses. “Ainda não recebemos o IPVA na integralidade, nem mesmo o ICMS”, exemplificou.

Em relação ao serviço prestado pela Reis e Tur, o tesoureiro disse que o número de reclamações contra a empresa diminuiu consideravelmente. A empresa contratou novo gerente e a interação entre ela e a associação melhorou. “Os alunos estão mais satisfeitos e a quantidade de reclamações foi reduzida em comparação com o ano passado”, destacou.

A expectativa para a conquista do recurso de 2018 é positiva tendo em vista que o benefício destinado a entidade faz parte do orçamento publicado no Correio Oficial no mês de dezembro do ano passado.

O presidente da entidade também comentou sobre a atual situação da entidade relativa a organização financeira. “Quando nós chegamos na associação não havia estrutura financeira, também não existia representatividade estudantil, mas hoje contamos com uma receita interna, estamos em dia com todos os fornecedores e servidores que nos prestam serviço como advocacia e contabilidade”, concluiu.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: