Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Gravação de Audiências no Fórum da Comarca é aguardada com expectativa

sáb, 17 de março de 2018 05:21

Da Redação

Neste dia 19, segunda-feira, a expansão do Projeto de Implantação de Solução Informatizada para Gravação de Audiências segue para mais 62 comarcas do estado, segundo informou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Araguari receberá o sistema em breve, em função de contar com grande acervo de processos em duas varas criminais e uma de execução penal, mas ainda não há previsão de data, conforme apurou a Gazeta do Triângulo.

A expectativa com o projeto de gravação de audiências é acelerar o processamento das ações penais ** Divulgação

A expectativa com o projeto de gravação de audiências é acelerar o processamento das ações penais
** Divulgação

 

De qualquer forma a expectativa é enorme por parte dos juízes e servidores, vez que a gravação é uma ferramenta que traz maior produtividade e eficiência. Com ela é possível fazer mais audiências em um único dia, diminuindo a pauta.

A Comarca de Araguari faz parte da 5ª Região e, inicialmente, deveria ser contemplada até abril, assim como Uberaba, Uberlândia, Araxá, Frutal e outras. Cada Vara Criminal e a de Execuções terá seu próprio equipamento para gravação.

O projeto teve início em 2015, em 25 unidades judiciais das comarcas de Belo Horizonte, Contagem, Conselheiro Lafaiete, Ribeirão das Neves e Vespasiano.

Posteriormente, em 29 de janeiro de 2018, houve nova expansão do sistema, que chegou a praticamente todas as unidades de competência criminal da capital. E em 26 de fevereiro, foi implantado em mais 37 comarcas.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Thiago Colnago Cabral, a expectativa com o projeto de gravação de audiências é acelerar o processamento das ações penais, uma vez que o sistema interfere em um dos maiores entraves à celeridade desses processos – a disponibilidade de pauta de audiências. A gravação é uma ferramenta que traz maior produtividade e eficiência, porque com ela é possível “fazer mais audiências em um único dia, diminuindo a pauta”, argumenta o juiz.

O Projeto de Implantação de Solução Informatizada para Gravação de Audiências é conduzido pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) e avança para as outras regiões de acordo com a demanda. Serão atendidas primeiramente as comarcas em que há maior número de processos criminais.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: