Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Condutores que não regularizam suas vagas no estacionamento rotativo podem ser multados

sáb, 17 de março de 2018 05:50

Da Redação

Aproximadamente 30% dos usuários deixam de pagar a Zona Azul

O estacionamento rotativo começou a funcionar no município em setembro do ano passado e, atualmente, a quantidade de usuários que não regularizam as vagas é de aproximadamente 30%. Segundo informações da secretaria de Trânsito, os motoristas que acumularem dívidas e continuarem utilizando o estacionamento de forma irregular podem ser multados.

 Empresa oferece vários mecanismos para a regularização das vagas

Empresa oferece vários mecanismos para a regularização das vagas

 

De acordo com Sérgio Iran Soares, diretor de Relações Institucionais da EXP Parking, aproximadamente 30% dos usuários do estacionamento rotativo não regularizam as vagas. “Temos alguns cidadãos que utilizam o estacionamento e não fazem o efetivo pagamento dessas vagas. Nesses casos, os monitores emitem um aviso de irregularidade e o condutor tem essa segunda oportunidade para regularizar, mas, ele corre o risco de ser autuado por estar descumprindo a legislação municipal”.

O diretor comenta que existem vários mecanismos para a regularização das vagas. “Os motoristas podem utilizar a TAG EXP, que é um cartão inteligente pré-pago no qual é debitado o valor do estacionamento e existe também o aplicativo para smartfones, que pode ser baixado nas lojas virtuais, e quando o condutor estaciona, ele digita o número da vaga e o tempo de permanência. Além disso, o condutor pode buscar um ponto de venda credenciado e adquirir o crédito, ou buscar nossos monitores. São várias as formas de regularização”.

Quando o motorista recebe o aviso de irregularidade, ele pode buscar um monitor para realizar o pagamento ou comparecer ao escritório da empresa, localizado na rua Marciano Santos, 66, Centro. “Temos um percentual significativo de 70% de cidadãos que utilizam as vagas de forma regular e entendem a importância dessa rotatividade no trânsito. Um percentual pequeno de usuários insiste no não pagamento e prefere o risco na notificação, mas, enquanto a tarifa é de R$ 2,00 a hora, a multa por estacionamento irregular é de R$ 195”.

O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Lopes, ressalta que todos os monitores orientam os motoristas quanto à regularização das vagas. “São mais de vinte monitores nas ruas e existem várias formas de pagamento, além do escritório da empresa. Além disso, o motorista que não regulariza a situação está sujeito à multa”.

O secretário ressalta que, apesar da porcentagem de condutores que não regularizam a vaga, a Zona Azul apresenta resultados bastante positivos para o município. “Desde o início da gestão do prefeito Marcos Coelho (MDB) nós tínhamos certeza do que estávamos fazendo. Quase 27% do valor arrecadado com o estacionamento rotativo retorna para o município, sendo uma porcentagem destinada ao Fundo Municipal de Trânsito e Transportes e outra, referente ao ISS. A Zona Azul também gerou cerca de trinta empregos e Araguari se tornou uma referência”.

Além da arrecadação, o secretário acrescenta que o estacionamento rotativo fomentou o comércio local. “Nos primeiros dias poucas pessoas utilizaram, mas em pouco tempo a situação normalizou e, em nossas pesquisas, percebemos a satisfação dos comerciantes. Muitas pessoas deixavam de comprar na cidade por não haver comodidade em estacionar e hoje não temos mais esse problema”.

1 Comentário

  1. Juventude Araguatins SI EUA 2028 disse:

    Isso é uma vergonha .Araguari e ter mais oportunidades de emprego tem que melhorar o sistema .

Deixe seu comentário: