Secretaria de Saúde recebe mais uma notificação para análise de mico morto
qui, 8 de março de 2018 05:32Da Redação
Animais foram encaminhados para Belo Horizonte, mas nenhum caso de Febre Amarela foi confirmado
O departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde recebeu, nessa terça-feira, 6, uma notificação de um mico morto na região do Capim Branco. Na última semana, três primatas foram encontrados no município e encaminhados para análise em Belo Horizonte.

Moradores que ainda não foram imunizados devem comparecer às unidades de saúde
De acordo com a coordenadora do departamento de Epidemiologia, Maria Lúcia Hirono, após a notificação, uma equipe foi encaminhada ao local para o recolhimento do primata. “O mico estava em uma região bastante isolada e havia entrado em estado de decomposição, então, não tivemos condições de encaminhá-lo para análise”.
Na última semana, três animais foram localizados por moradores e recolhidos pela equipe do departamento de Epidemiologia. “Os resultados ficam prontos em aproximadamente 25 dias e não temos nenhum caso confirmado. A recomendação é para que a população que ainda não foi vacinada contra a doença busque a imunização como forma de prevenção”.
Caso um morador encontre um mico morto, a recomendação é não manusear o corpo do animal. “O procedimento correto é entrar em contato com a Epidemiologia pelos números (34) 3690-3120 ou 3690-3170 e informar a localização. Caso seja final de semana, o morador pode entrar em contato conosco na segunda-feira, mas não deve ter contato com o animal”, ressalta a coordenadora.
A vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as unidades de saúde. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou que uma dose é o suficiente para a proteção ao longo de toda a vida e o Ministério da Saúde aderiu a essa recomendação, então, caso a pessoa tenha uma dose da vacina comprovada no cartão, não é necessário receber a imunização novamente”.
A dose não é recomenda para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas que possuam alergia a ovos, pacientes em tratamento oncológico e imunodeprimidos. Para receber a imunização nesses casos é necessário o acompanhamento médico. As pessoas que irão viajar para regiões endêmicas, como cidades do interior de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Bahia, também devem estar imunizadas.
Dengue
Com o início do período chuvoso, o departamento de Epidemiologia tem recebido notificações de suspeita de dengue. Em fevereiro, 13 casos foram encaminhados para análise, porém, o departamento ainda não recebeu os resultados dos exames. “A população precisa ficar atenta para o controle do vetor. Depende de cada um de nós eliminarmos os criadouros”.
A orientação é para que os moradores verifiquem seus quintais constantemente em busca de água parada, especialmente no período chuvoso. “A chuva começa quando menos esperamos e é seguida pelo Sol. A água fica parada e o vetor deposita seus ovos. Pedimos para que os moradores tenham a consciência de não deixar a água parada, caso contrário, a população pode ser contaminada com a doença”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Sigma Lithium anuncia parecer da ANM declarando a segurança de suas pilhas qua, 4 de fevereiro de 2026
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
