Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Secretaria de Saúde recebe mais uma notificação para análise de mico morto

qui, 8 de março de 2018 05:32

Da Redação

Animais foram encaminhados para Belo Horizonte, mas nenhum caso de Febre Amarela foi confirmado

O departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde recebeu, nessa terça-feira, 6, uma notificação de um mico morto na região do Capim Branco. Na última semana, três primatas foram encontrados no município e encaminhados para análise em Belo Horizonte.

Moradores que ainda não foram imunizados devem comparecer às unidades de saúde

Moradores que ainda não foram imunizados devem comparecer às unidades de saúde

 

De acordo com a coordenadora do departamento de Epidemiologia, Maria Lúcia Hirono, após a notificação, uma equipe foi encaminhada ao local para o recolhimento do primata. “O mico estava em uma região bastante isolada e havia entrado em estado de decomposição, então, não tivemos condições de encaminhá-lo para análise”.

Na última semana, três animais foram localizados por moradores e recolhidos pela equipe do departamento de Epidemiologia. “Os resultados ficam prontos em aproximadamente 25 dias e não temos nenhum caso confirmado. A recomendação é para que a população que ainda não foi vacinada contra a doença busque a imunização como forma de prevenção”.

Caso um morador encontre um mico morto, a recomendação é não manusear o corpo do animal. “O procedimento correto é entrar em contato com a Epidemiologia pelos números (34) 3690-3120 ou 3690-3170 e informar a localização. Caso seja final de semana, o morador pode entrar em contato conosco na segunda-feira, mas não deve ter contato com o animal”, ressalta a coordenadora.

A vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as unidades de saúde. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou que uma dose é o suficiente para a proteção ao longo de toda a vida e o Ministério da Saúde aderiu a essa recomendação, então, caso a pessoa tenha uma dose da vacina comprovada no cartão, não é necessário receber a imunização novamente”.

A dose não é recomenda para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas que possuam alergia a ovos, pacientes em tratamento oncológico e imunodeprimidos. Para receber a imunização nesses casos é necessário o acompanhamento médico. As pessoas que irão viajar para regiões endêmicas, como cidades do interior de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Bahia, também devem estar imunizadas.

Dengue

Com o início do período chuvoso, o departamento de Epidemiologia tem recebido notificações de suspeita de dengue. Em fevereiro, 13 casos foram encaminhados para análise, porém, o departamento ainda não recebeu os resultados dos exames. “A população precisa ficar atenta para o controle do vetor. Depende de cada um de nós eliminarmos os criadouros”.

A orientação é para que os moradores verifiquem seus quintais constantemente em busca de água parada, especialmente no período chuvoso. “A chuva começa quando menos esperamos e é seguida pelo Sol. A água fica parada e o vetor deposita seus ovos. Pedimos para que os moradores tenham a consciência de não deixar a água parada, caso contrário, a população pode ser contaminada com a doença”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: