Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Servidores dos Correios iniciam greve em âmbito nacional

ter, 13 de março de 2018 05:21

Da Redação

Em Araguari, trabalho permanece funcionando normalmente

Servidores dos Correios entraram em greve às 22 horas deste domingo, dia 11. A mobilização nacional da categoria foi aprovada em assembleias dos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect); até o momento, a adesão chega a cidades de 22 Estados e Distrito Federal.A paralisação é parcial, com parte das agências funcionando, e atinge setores de atendimento e distribuição.

A paralisação permanece por tempo indeterminado

A paralisação permanece por tempo indeterminado

 

Em nota oficial, a Fentect aponta que entre as reivindicações estão as alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários; terceirização da área de tratamento; privatização da estatal; suspensão de férias dos trabalhadores; redução de carga horária e salário de funcionários da área administrativa; fechamento de agências próprias; a não realização de concurso público desde 2011; entre outras.

O início da greve também coincide com o julgamento referente à cobrança de mensalidade do plano de saúde dos trabalhadores pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), marcado para hoje, dia 13. Os trabalhadores e empresa tentaram chegar a um acordo sobre a questão, porém sem sucesso; então essa é uma das pautas da greve.

Em Minas Gerais, conforme publicação em mídia social do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Correios de Minas Gerais (Sintect-MG), “a greve é de extrema importância para manter o nosso plano de saúde e de familiares. Muitos trabalhadores foram enganados com a criação da postal saúde que acabou com grande parte do nosso plano de saúde”.

Além disso, a Sintect-MG repudia a demissão da diretora do sindicato e integrante da comissão de comunicação da Fentect, Lauana Neves. Membros do sindicato afirmam que a demissão foi por motivação política por parte da direção dos Correios. “A direção do Sintect-MG repudia veementemente e torna público o debate do ataque à liberdade de organização dos trabalhadores, direito garantido na luta e previsto na Constituição Federal”, afirma em pronunciamento oficial.

No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, parte dos funcionários aderiu à greve, mas as agências estão funcionando. Em Araguari, conforme informações da gerência, o funcionamento das agências permanece normalmente. Mas, a situação nacional não deixa de influenciar diretamente nos municípios; o Sintect-MG anunciou que é esperado um impacto na distribuição de correspondências e mercadorias.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: